“Mineração para que e para quem?” será o tema da 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras

11/12/2017 às 09h50

“Mineração para que e para quem?” será o tema e “Por uma Economia a Serviço da Vida” o lema da 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da arquidiocese. Essa temática foi escolhida em uma reunião realizada no dia 5 de dezembro no Sindicato Metabase-Inconfidentes, em Congonhas.

Dentro do processo de articulação da Romaria, já foram realizadas seis reuniões, uma em cada mês. “As reuniões, sempre muito participadas, envolvem lideranças locais, da dimensão sociopolítica, dos sindicatos, organismos e movimentos sociais, da região e da arquidiocese. Nelas, acontece um momento de formação, conduzido pelo Movimento Evangélico Popular Eclesial (MEPE) e, em seguida, o encaminhamento de passos a serem dados na construção coletiva da romaria”, ressalta o coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago.

Realizada anualmente no dia 1° de maio, a próxima Romaria será na cidade de Congonhas. “A romaria voltou a ser itinerante. Foi escolhida a cidade de Congonhas para sediar a próxima romaria e Itabirito para sediar o Seminário em preparação a esta 28ª Romaria. O foco desta romaria será a mineração”, disse padre Marcelo.

A próxima reunião está agendada para o dia 4 de janeiro, em Congonhas, no salão da paróquia Nossa Senhora da Conceição. Entre os assuntos de pauta estabelecida estão: aprovação do panfleto informativo; mobilização em vista do seminário, agendado para Itabirito, no dia 10 de março, e das missões sugeridas para Congonhas e arredores.


Voltar

Confira também: