A Romaria das Águas e da Terra, que envolve as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo em toda a extensão da Bacia do Rio Doce, segue os seus preparativos com reuniões mensais. Em sua terceira edição, a próxima romaria está marcada para o dia 3 de junho de 2018, em Ponte Nova, na Região Leste da Arquidiocese de Mariana.
“Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” será o tema e “Cuidando da Terra e Plantando Água, com Justiça e Soberania Popular” o lema da próxima romaria. Essas escolhas foram realizadas na reunião do dia 30 de novembro, onde estiveram presentes 43 lideranças das paróquias de Ponte Nova, das dioceses da Província Eclesiástica de Mariana, das regiões pastorais da arquidiocese e de lideranças de organismos, sindicatos e dos movimentos sociais e populares.
Segundo o coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, foi confiada a um grupo de Viçosa a construção de uma proposta de cartaz com as seguintes indicações. “Trazer elementos que contemplem toda a Bacia do Rio Doce; a obra de Deus, a ação destruidora do ser humano e a proposta de transformação; mostrar a realidade dos atingidos; o debate sobre a água e a luta para acontecer a justiça e a soberania popular, sinalizando, com destaque, as esperanças que alimentam nossas lutas”, disse.
Na ocasião também foram constituídas as primeiras equipes de trabalho:
A próxima reunião ampliada, com todas as lideranças, está agendada para o dia 18 de janeiro de 2018, no centro regional de pastoral, em Ponte Nova, das 9h às 12h30.