A equipe de coordenação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese realizou uma reunião de planejamento das atividades de 2018 no último sábado (16) no Centro de Pastoral, em Mariana. O encontro contou com a presença do coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, que esclareceu alguns pontos para a melhoria dos trabalhos da equipe.
“Conversamos sobre os encontros que acontecerão no próximo ano. Não teremos o encontro arquidiocesano como de costume, porém este encontro deve acontecer nas regiões com data marcada para o dia 21 de julho. Esta data será para todas as regiões, para que a arquidiocese esteja em sintonia e trabalhando o mesmo tema, que deve ser, o ano do Laicato”, relata o representante da CEBs, José Euzébio. A primeira reunião da equipe de coordenação e animação da CEBs, em 2018, está agendada para o dia 17 de fevereiro.
Intereclesial
O 14º Intereclesial das CEBs foi outro ponto da pauta da reunião. Marcado para os dias 23 a 27 de janeiro de 2018, em Londrina (PR), o encontro vai acolher cerca de 3.300 participantes e terá representantes da arquidicese de Mariana. “Nossa Arquidiocese será representada pelos nossos delegados, um por cada região pastoral, sendo eles, Vitor Viveiros, da Região Norte, Hélcio Mendes, da Região leste, Luzia Neiva, da Região Oeste, Helena da região Sul, e eu da região Centro. Vamos olhar também a possibilidade da arquidiocese estar enviando um padre com a delegação, pois seria muito importante a representação do ministro ordenado no encontro”, conta José Euzébio.
Com o tema “As CEBs e os desafios no mundo urbano” o e lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Êxodo, 3:7), o Intereclesial é uma iniciativa das CEBs, organizações e pastorais populares que pensam a Igreja Católica a partir de seu compromisso com os pobres.