A cidade de Londrina, no Paraná, vai sediar o 14º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base do Brasil), que acontece entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2018 e vai reunir cerca de 3.300 participantes de todo o Brasil. A Arquidiocese de Mariana estará representada no encontro por 5 delegados.
Segundo o representante da CEBs na arquidiocese, José Euzébio, a expectativa para este encontro é muito boa. “Iremos buscar conhecimentos para os nossos trabalhos na Arquidiocese e temos o compromisso de multiplicar o que aprendemos em nossas comunidades, paróquias, foranias, setores e regiões. Sabemos que nossa maior responsabilidade é representar a nossa Igreja particular de Mariana e temos que representar de verdade. Trazer a semente que vamos colher no Intereclesial e plantá-la em nosso chão para que possamos colher os frutos deste encontro a curto, médio e longo prazo”, disse.
O Intereclesial tem como tema “As CEBs e os desafios no mundo urbano”, lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Êxodo, 3:7) e o objetivo de refletir sobre os problemas do mundo atual e estudar soluções para enfrentar essas dificuldades. José Euzébio conta que essa temática já foi trabalhada no Encontro Arquidiocesano de CEBs. “Nossa arquidiocese se torna cada vez mas urbanizada, mesmo as comunidades rurais hoje vivem como urbanas, com acesso a tecnologia de ponta, como celulares, internet, lavouras mecanizadas e uso de agrotóxico. Isso nos preocupa, pois as famílias se desencontram com estes avanços, por isso esse também foi o tema do nosso encontro arquidiocesano de 2017. Neste ano não teremos o encontro arquidiocesano como de costume, só os regionais. A proposta de pauta é que seja colocado e debatido o que vamos trazer do Intereclesial, juntamente com a periferia da pobreza que é prioridade a ser trabalhada em 2018 na arquidiocese e o ano do laicato”, acrescenta José Euzébio.
O 14º Intereclesial das CEBs terá uma metodologia de trabalho, baseada no método Ver, Julgar e Agir. Para ampliar as reflexões dos desafios, o encontro terá 13 mini plenárias que vão discutir temas como acesso e condições de moradia; mobilidade urbana; formação e educação; acesso e participação na cultura e lazer; trabalho e emprego; juventude; ecologia; saúde e saneamento; violência e segurança; direito à comunicação; diálogo inter-religioso; movimentos e organizações sociais e populares; democratização e participação na política.
“Espero que o 14º Intereclesial seja uma fonte de água viva para saciar a sede das nossas comunidades que muitas das vezes aparecem um pouco desmotivadas. Nós, que iremos participar, vamos assumir a missão de recarregar nossas energias em Londrina e, quando voltamos, vamos reacender a brasinha que fumega nas nossas Comunidades Eclesiais de Base. Queremos torná-las uma grande fogueira de animação, onde cada membro assuma sua missão pra valer, de ser sal da terra e luz do mundo, sem medo de enfrentar os desafios do mundo onde vivemos, seja rural ou urbano, sempre confiantes na promessa de Jesus Cristo, onde 2 ou 3 estiver reunidos em meu nome eu ali estarei no meio deles”, finaliza, José Euzébio.