Entre os dias 6 e 13 de janeiro, os seminaristas José Mário Santana Barbosa (terceiro ano de filosofia), Pedro Henrique Mendes Ferreira (segundo ano de Filosofia) e Wagner José Nascimento Balbino (segundo ano de Teologia) participaram de uma experiência missionária na Diocese de Coroatá, no Maranhão. Os seminaristas de Mariana se uniram aos seminaristas de Coroatá na cidade de Itapecuru Mirim, paróquia Nossa Senhora das Dores.
A missão foi realizada nas comunidades rurais de Tingidor, Alto da Esperança e Pedras. Foram dias de visitas às casas das famílias, encontros com a comunidade e celebrações da Eucaristia. Em sua terceira edição, a missão de férias tem marcado a vida e a vocação dos seminaristas mineiros, pois a realidade maranhense tem muito a ensinar. Com o acompanhamento do reitor do Seminário Nossa Senhora da Piedade e o pároco da paróquia em que aconteceu a missão, padre Assis, a semana missionária levou o evangelho de Jesus Cristo às casas e comunidades e proporcionou também a celebração de outros sacramentos.
No dia 13, o grupo contou com a presença de Dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo de Coroatá, que presidiu a missa de encerramento na qual foi realizada a primeira eucaristia dos catequizandos e o batismo de uma criança. Dom Sebastião, com seu jeito acolhedor, reafirmou a importância da convivência entre a Diocese de Coroatá e a Arquidiocese de Mariana e enfatizou a alegria de poder receber os seminaristas que se dispõem a estar em missão nas terras maranhenses. O vigário paroquial de Itapecuru, padre Zezinho, também participou da celebração.
Agradecidos a Deus pela oportunidade de conhecer a realidade dessas comunidades, os seminaristas encerraram a atividade missionária com a certeza de que a fé do povo edifica a fé de quem está se preparando para o ministério sacerdotal. “Queremos agradecer a todos os bispos, padres e leigos de nossa Arquidiocese que ajudam a realizar esse projeto de comunhão entre as duas igrejas particulares, fazendo com que sejamos um só corpo e um só espírito. Que Deus os recompense”, afirma os seminaristas.
Padre em missão
Na Diocese de Coroatá está trabalhando um padre da Arquidiocese de Mariana, padre Luís Faustino. Ele está em missão na cidade de Miranda, próxima a Itapecuru. Durante a semana missionária padre Luís Faustino foi se encontrar com o grupo de missionários e dar o seu incentivo para as atividades.