Equipe de organização da 3ª Romaria das Águas e da Terra realiza primeira reunião do ano

22/01/2018 às 11h25

A equipe de organização da 3ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce realizou a sua primeira reunião do ano na última quinta-feira (18) em Ponte Nova. O encontro reuniu padres, representastes da comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana, lideranças das paróquias de Ponte Nova, das regiões pastorais da arquidiocese, de organismos, sindicatos e dos movimentos sociais e populares.

“Nesta reunião nós fizemos várias definições da organização local. Compreendemos que alguns instrumentos para a mobilização local são importantes e planejamos algumas estratégias de divulgação”, conta Whelton Pimentel (Leleco), membro da Comissão de Meio Ambiente da arquidiocese.

A Romaria das Águas e da Terra, que envolve as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo em toda a extensão da Bacia do Rio Doce, será realizada no dia 3 de junho de 2018, em Ponte Nova. “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” será o tema e “Cuidando da Terra e Plantando Água, com Justiça e Soberania Popular” o lema.

A caminhada deste ano terá cerca 3,5km e vai percorrer o caminho do Rio Piranga. A Praça de Palmeiras, no Centro da cidade, vai acolher a celebração e mística de encerramento.

Semana Missionária

Uma Semana Missionária também será realizada na edição deste ano. Esta iniciativa pretende envolver as regiões da arquidiocese de Mariana e principalmente as pessoas de Ponte Nova.

“Essa experiência vai contar com a participação de militantes, leigos e missionários que vão vim de outras dioceses da Bacia do Rio Doce. Nosso intuito é que esta romaria seja representativa de toda a Bacia, portanto as dioceses de Vitória, Colatina e São Matheus, no Espírito Santo, vão se somar as dioceses da província de Mariana”, acrescenta Whelton.


Voltar

Confira também: