No último sábado (20), a Igreja celebrou o dia de São Sebastião, soldado romano do terceiro século que espalhou o evangelho e ajudou os cristãos perseguidos pelo imperador da época. São Sebastião morreu pela sua fé e por isso é considerado mártir da Igreja.
A Arquidiocese de Mariana possui 16 paróquias dedicadas a esse santo, sendo 3 da região sul, 9 da região leste, 2 da oeste e 1 da norte. Confira como foi a festa em algumas dessas paróquias e em outras paróquias da arquidiocese.
Itabirito
Na Paróquia de São Sebastião de Itabirito os festejos foram transferidos para o domingo, e marcaram as três celebrações do dia`: 7h, 10h e 19h. Os policiais militares da cidade estiveram presentes na missa das 10h para homenagear o santo, que é padroeiro da Polícia.
Barbacena
No dia de São Sebastião (20), a comunidade da Paróquia São Sebastião, de Barbacena, iniciou as festividades com a celebração às 9h, na companhia das crianças da catequese, IAM e Nova Geração. A missa foi presidida por padre Marcelo Santiago, que agradeceu ao empenho das catequistas, a dedicação e ao espírito de serviço, que as levam a se dedicarem às crianças da comunidade. Após a celebração e a bênção especial paras as crianças, as crianças presentes participaram de brincadeiras no adro da matriz. Às 15h, ocorreu a missa com a Unção dos Enfermos, concelebrada pelo padre Luiz Paixão e Rodrigo Arhur.
Ponte Nova
Com o tema “Enraizados em Jesus Cristo, a exemplo de São Sebastião, ser Sal da Terra e Luz do Mundo”, a paróquia de Ponte Nova celebrou a festa do padroeiro no sábado. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Wander Torres, e concelebrada pelos padres Geraldo Gabriel e Ronaldo Gomes Chaves.
Coimbra
Do dia 11 a 21 de janeiro, a paróquia São Sebastião de Coimbra agradeceu ao seu padroeiro pelos benefícios que ele traz. Durante a novena, a paróquia recebeu a visita dos padres cônego Geraldo Leocádio, padre Marcos Macário, padre Lucas Germano, padre Edir, padre Leandro, padre Mauro Lúcio, cônego Nédson e padre José Afonso. Estiveram presentes também os seminaristas Fabiano Alves, Ivanis Tibúrcio e diácono Frei Rogério. Todas as noites após as atividades religiosas, os paroquianos puderam viver um momento de confraternização, convívio e descontração através das barraquinhas, shows, passeio ciclístico, leilões, festival de musica sertaneja, benção dos animais de estimação, dos veículos, motoristas, motoqueiros; cavalgada e o encontro de trilheiros. A paróquia agradece aos voluntários que rezaram, trabalharam e fizeram suas doações para que a festa acontecesse.
Conselheiro Lafaiete
Na paróquia São Sebastião de Conselheiro Lafaiete, o dia da festa do padroeiro começou com a missa às 7h, celebrada na intenção dos benfeitores da paróquia. Às 10h, a comunidade participou da missa solene, seguida do sermão panegirico. Às 15h, houve a missa nas intenções de todas as pessoas que atuaram na história da paróquia.
As paróquias da Forania de Conselheiro Lafaiete participaram da celebração eucarística das 19h, que foi seguida de procissão com a imagem de São Sebastião pelas ruas do bairro.
Bandeirantes, distrito de Mariana
A festa da comunidade São Sebastião de Bandeirantes começou às 8h30 com a adoração ao Santíssimo. Às 18h os fiéis saíram em procissão motorizada pelas ruas da comunidade e às 19h30 participaram da celebração e procissão luminosa com a banda de música. Estiveram presentes pessoas não só da comunidade, mas de outras cidades e distritos de Mariana. Após a procissão, a comunidade aproveitou a festa com as barraquinhas de salgados e leilão de gados.
Colaboração: Pascom das paróquias