Uma missa presidida pelo padre Adelson Clemente, nesse domingo (28), na igreja do Divino Espírito Santo, em Lamim, Região Pastoral Mariana Centro, marcou o encerramento da Missão CADB – Sobriedade.
A celebração contou com a participação dos 34 missionários, dentre eles, seminaristas, membros da Fazenda da Esperança, membros do Centro de Acolhimento Dom Bosco (CADB), agentes da Pastoral da Sobriedade e demais leigos que ajudaram nas visitas e da comunidade paroquial.
Segundo padre Adelson Clemente, a missão tratou-se de um tempo da graça do Senhor para a paróquia. “Ela veio nos ajudar a ter um olhar diferente. Muitas vezes nós julgamos as pessoas que enfrentam essa situação do vício, achamos que é um sem vergonha, um vagabundo. São esses os adjetivos empregados aos que hoje vivem a situação do vício. Mas, nós sabemos que uma fraqueza humana é também encarada como doença e, como qualquer doença, deve ser tratada. Assim como alguém que está doente, a família se cerca no enfermo com carinho, com cuidado, com remédios, aqueles que estão com o peso do vícios devem, então, ser cercados pela família, vizinhos e amigos para que possam, assim, encontrar forças para reerguer. Então, essa é nossa meta, da Pastoral da Sobriedade aqui da paróquia: fortalecer e, contando com a ajuda de todos para fazer o bem, para socorrer, para ajudar", disse padre Adelson.
Iniciada no dia 21 de janeiro, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, a missão teve como tema “Fraternidade e superação das dependências que geram violências” e lema “Este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado" (Lc. 15, 24).
Para o seminarista da Teologia e coordenador da Missão CADB Sobriedade, Ronaldo Furtado, a missão tem o objetivo de evangelizar e ajudar os dependentes de álcool e de drogas e suas famílias. “Como objetivo secundário trabalhar a prevenção dos jovens e das crianças e encaminhar os dependentes de álcool e de drogas para uma casa de recuperação ou para um grupo de apoio da Pastoral da Sobriedade, do Centro de Acolhimento Dom Bosco ou da Fazenda da Esperança", disse.
Durante esta semana, foram realizadas visitadas às casas das famílias das comunidades, encontros com os jovens, turmas de Crisma, da Perseverança, terços e caminha penitencial pelas ruas da cidade.
A missão CADB Sobriedade 2019 acontecerá na paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos, Região Pastoral Mariana Sul, e contará com nova equipe organizadora de seminaristas e membros da Pastoral da Sobriedade.