A equipe arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) esteve reunida nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, no Centro de Pastoral, em Mariana, para planejar as ações de 2018. Entre os pontos da pauta foram iniciados os preparativos do 4° Encontro de Comunicadores e analisadas as formas de articulação da Pascom.
“Estamos nos preparando para o Encontro de Comunicadores e ao mesmo tempo olhando as necessidade de formação para agentes de pastoral, lideranças, inclusive para os pastores e leigos. Mostrando que é importante termos uma visão mais ampla da comunicação no enfrentamento das fake news”, disse o diretor do Departamento de Comunicação, padre Paulo Barbosa.
Realizado anualmente, o Encontro de Comunicadores tem o objetivo de estreitar os laços de comunhão em favor de uma comunicação que tenha como diretrizes o bem comum, a verdade, a ética, a transparência e os valores cristãos.
A próxima edição será realizada no mês de maio e pretende reunir mais de 100 comunicadores que atuam na área de imprensa, rádio, televisão e paroquiais das cidades do território arquidiocesano. O encontro vai acontecer em sintonia com o Dia Mundial das Comunicações, que tem como tema "A verdade vos tornará livres (Jo 8,32). Fake News e jornalismo de paz".
Para o coordenador arquidiocesano da Pascom, padre Edir Martins, a reunião desta sexta-feira foi muito produtiva. “Conseguimos delinear os trabalhos da Pascom neste ano, tendo em vista encontros regionais da Pastoral, culminando em um encontro arquidiocesano, que será agendando posteriormente”, disse.
Leia na íntegra a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações.