Mais de 20 representantes da coordenação arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade estiveram reunidos no último sábado (3), no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, para planejar as ações para o ano de 2018. Partilhas sobre os trabalhos dos grupos de autoajuda também fizeram parte da conversa.
A novidade na agenda deste ano são os retiros espirituais destinados aos próprios agentes e aos dependentes químicos perseverantes nos grupos. Baseado nos 12 passos da Pastoral da Sobriedade, os retiros acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22 de abril, nas cidades de Piranga e Barbacena.
Além do retiro, fazem parte da agenda da pastoral a Semana contra o Alcoolismo, de 12 a 18 de fevereiro, a reunião da coordenação regional com os coordenadores e assessores da Pastoral, na segunda quinzena de março, e o encontro com as comunidades terapêuticas, conselhos municipais anti-drogas, alcoolicos anônimos e narcóticos anônimos, no dia 18 de agosto.
Segundo o assessor da Pastoral da Sobriedade, padre D’Artagnan de Almeida Barcelos, a expectativa da Pastoral da Sobriedade para 2018 é consolidar os passos já dados. “Graças a Deus a Pastoral da Sobriedade está presente em diversas paróquias, mas agora precisa de um novo ânimo, um novo ardor, precisa ir além. A gente quer a pastoral toda numa perspectiva missionária mesmo, de ir atrás dos que estão afastados e feridos”, ressalta.