Retiro do Clero reflete sobre o mistério e ministério de Jesus

06/02/2018 às 09h13

Desde segunda-feira (5), cerca de 70 padres e diáconos da arquidiocese estão reunidos em Borda do Campo, em Antônio Carlos, na Região Pastoral Mariana Sul, para o retiro anual do clero, que tem como tema "O Mistério de Jesus Cristo e eu, o Ministério de Cristo e meu". 

Com a assessoria do bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu Vieira, o encontro tem o objetivo de aprofundar a reflexão da fé e da caminhada da vida presbiteral ministerial. "O retiro proporciona uma reflexão muito forte e bonita sobre a caminhada do presbítero, os enfrentamentos e desafios. Provoca uma revisão de vida e uma reflexão sobre o pastoreio. É realmente muito importante", destaca padre Paulo Barbosa, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Congonhas.

No primeiro dia do encontro, os participantes conheceram o tema que será trabalhado ao longo da semana. Hoje, terça-feira, eles estão estudando a primeira parte do tema: o mistério de Jesus Cristo na vida de cada um deles. "É um momento muito especial de reabastecimento na fé, de buscar nas fontes, sob orientação de Dom José de Aristeu, bispo de Luz, que nos ajuda a refletir sobre o mistério de Jesus Cristo e o nosso mistério de vida. O ministério de Jesus Cristo é o nosso ministério. Configurando-nos com Jesus possamos da melhor maneira renovar nosso sim a serviço do povo de Deus", afirma padre Geraldo Barbosa, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Mariana.

Para o padre Apolo Guerra, da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, de Mercês, o retiro é uma oportunidade para reflexão. "Creio que esse tempo é muito especial para todos nós padres porque é o tempo de parar mas, ao mesmo tempo, de se encher da graça de Deus. Queremos agradecer muito a Deus por esse momento especial que Ele possibilita as nossas vidas para que possamos acolher no coração e na mente a presença espiritual de Deus e transmiti-la aos nossos queridos paroquianos", diz.

O pároco da paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Amparo do Serra, padre Paulo Henrique Ribeiro Mariano, diz ser um momento de graça "Buscamos nos encontrar com o Senhor nesse momento de tamanha luz que Ele nos oferece para melhor nos comprometermos com a concretização da sua vontade em nossa vida e na vida daqueles a quem somos enviados como servidores do reino", reflete.

"Há um ano retornei a arquidiocese e é sempre bom rever os amigos e também fazer essa revisão, essa parada para retomar cada vez mais esssa missão que Deus confia a cada um de nós. É muito bom estarmos juntos nessa missão", reconhece o padre Francisco Maria de Castro Moreira, pároco da paróquia São Sebastião, de Pedra do Anta.

 

Foto: Reprodução


Voltar

Confira também: