Uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018 (CF), que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, foi realizada na paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste, nos dias 15 e 16 de fevereiro.
A formação foi ministrada pelo diácono Márcio Henrique da Silva que teve o evangelho e o texto Base da CF 2018 como norte das reflexões. As lideranças da paróquia e leigos das comunidades estiveram presentes.
No primeiro dia, o diácono Márcio Henrique, sob a luz do evangelho, apresentou um breve histórico da Campanha da Fraternidade, seu nascimento, contexto social e religioso, assim como, os temas abordados de 1964 a 2018. Também foi lida a mensagem do Papa Francisco por ocasião da abertura da CF e apontado o objetivo geral e os objetivos específicos da Campanha.
No segundo dia a reflexão foi seguiu a metodologia do ver – julgar – agir. No momento do ver foi apresentada a real situação da violência na sociedade. Diácono Márcio Henrique convidou os participantes a refletirem sobre o que é preciso mexer nas estruturas violentas que geram atos violentos.
Durante o julgar, foi exposto as diversas contribuições aos olhos da bíblia. Do Antigo Testamento até o Novo Testamento, onde a Igreja convida as pessoas a promoverem uma cultura do diálogo, a fim de superar a violência promovendo assim a paz.
Para marcar o agir, o diácono Márcio Henrique convidou os participantes a agir contra a estrutura que dá força à cultura de violência. E para isso, a CF 2018 propõem viver a prática de Jesus Cristo: escuta, acolhimento, respeito, diálogo, sendo uma Igreja em Saída.
Ao final da formação o pároco, cônego Lauro Versiani Barbosa, encerrou o encontro oferendo pistas para a realização de gestos concretos. Tais pistas podendo ser encontradas nos diversos documentos que a Igreja do Brasil oferece. Facilitando, assim, o trabalho das pastorais e movimentos.
Fonte e fotos PASCOM