O Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI) se reuniu no último sábado (18), no Centro Pastoral Arquidiocesano, em Mariana, para discutir as conquistas e desafios do conselho e sugerir propostas de atividades para o mês extraordinário da missão, que acontece em outubro desse ano. Estiveram presentes 14 pessoas, representando a Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária e as regiões pastorais.
Dentre os assuntos tratados na reunião, estava a consulta a comissão sobre o projeto Igrejas-Irmãs, conforme o pedido do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP). “A proposta da arquidiocese é assumir uma diocese como diocese irmã e, em todas as instâncias diocesanas, buscar caminhar em sintonia com essa diocese irmã. Está sendo feita essa consulta e o Comidi vai fazer parte desse processo”, explica padre Geraldo Trindade, assessor do COMIDI.
Também fizeram parte da pauta os informes sobre os três meses dos grupos de reflexão que serão dedicados à dimensão missionária, repasses sobre a Assembleia do Conselho Missionário do Regional Leste 2 (COMIRE Leste 2), que será realizado no próximo final de semana (23 a 25), em Belo Horizonte e propostas de atividades para o mês extraordinário da missão. “Teremos também o Congresso Missionário da Província em outubro, dentro do mês extraordinário da missão convocado pelo Papa Francisco no ano passado”, informa o assessor.
Segundo ele, o COMIDI tem como objetivo atual a avaliação da sua caminhada. “Estamos no momento de avaliar aquilo que foi feito, de rearticular, para que possamos caminhar como diocese, em especial a partir do magistério do Papa Francisco, daquilo que vem como sinais do seu magistério, seu ensinamento”, afirma.
Expectativas
Para o ano de 2018, o COMIDI espera a rearticulação do Conselho para ter representatividade nos regionais, tanto dos coordenadores quanto dos assessores. “Outro desafio e perspectiva de trabalho é fazer com que o COMIDI encontre também acolhida nos regionais e desemboque em ações missionárias, em encontros de reflexão missionária e formações missionárias. Assim, nossas paróquias podem fazer o trabalho missionário, que muitas já têm, em sintonia com a caminhada diocesana para que não seja um caminho diverso daquele que é a proposta para a diocese”, esclarece padre Geraldo.
Congresso Missionário da Província
A cidade de Governador Valadares sediará de 12 a 14 de outubro o II Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana, que contempla as dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira/Coronel Fabriciano e Arquidiocese de Mariana.
A decisão foi tomada na reunião realizada em Governador Valadares, no dia 30 de janeiro. A primeira edição do evento aconteceu em 2012, na cidade de Itabira.