As oito paróquias que compõem a forania de Mariana tiveram sua primeira reunião do ano, na manhã deste sábado (17), na paróquia São Sebastião, em Cláudio Manoel. Coordenada pelo vigário forâneo, cônego Nedson Assis Pereira, a reunião teve como um dos principais pontos de pauta a discussão sobre gestos concretos da Campanha da Fraternidade a serem feitos pela forania. Várias sugestões foram apresentadas, mas os participantes decidiram aguardar a próxima reunião, em abril, para definir a atividade a ser assumida em nível forâneo.
Com o tema “Fraternidade e Superação da violência”, a campanha da fraternidade foi aberta na última quarta-feira (14). Todas as paróquias da forania já estudaram o texto base e planejaram atividades para sua divulgação nas comunidades. A preocupação dos padres e leigos, presentes na reunião, é que a Campanha não fique apenas na reflexão, mas que leve a ações concretas de superação da violência. Eles defendem ações que apontem também para a elaboração e execução de políticas públicas que favoreçam a fraternidade e a cultura da paz.
Cônego Nedson lembrou as várias atividades pastorais programadas pelo regional para esse ano. Destacou o Ano do Laicato, comunicando que a Região Norte decidiu fazer uma Romaria ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, como gesto concreto do Ano do Laicato. A data ainda será definida, mas todas as paróquias da Região deverão se preparar para essa Romaria.
O pároco da paróquia Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana, padre Geraldo Martins, informou que a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral está preparando um vídeo para divulgação e estudo do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). Comunicou também que a Arquidiocese publicará uma cartilha popular sobre os pobres e a pobreza com o objetivo de ajudar as paróquias a colocarem em prática a prioridade pastoral da arquidiocese no ano de 2018, conforme decisão da assembleia arquidiocesana, realizada em novembro do ano passado.
O vigário forâneo comunicou que a paróquia Nossa Senhora da Assunção promoverá a atividade proposta pelo papa Francisco “24 horas para o Senhor”. O Santuário Nossa Senhora do Carmo ficará aberto das 18h do dia 9 de março até as 18h do dia 10 de março. Nesse período, os fiéis terão oportunidade de fazer adoração e, na noite do dia 9, receber o perdão pelo sacramento da confissão com a presença dos padres da forania.
Colaboração: Paróquia Nossa Senhora da Glória, Passagem de Mariana.