Com o objetivo de preparar as atividades para 2018 e repassar os informes das pastorais sociais, coordenações regionais e movimentos, 15 representantes da Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana participaram de uma reunião, no último sábado (17), no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana.
Os encaminhamentos do 4º Encontro Arquidiocesano de Mulheres fizeram parte da pauta. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de março, no Colégio Arquidiocesano, em Ouro Preto, com o tema “Mulher: Sal e luz - agente de transformação”. Além dele, a 28º Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que acontecerá no dia 1º de maio, em Congonhas, e a 3ª Romaria das Águas e da Terra, que envolve as dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo em toda a extensão da bacia do Rio Doce, também foram citadas.
De acordo com o coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, com a reunião, ficou mantido o Seminário de Mineração, marcado para o dia 10 de março, em Itabirito. “O seminário vai tratar de temas que também serão discutidos na Romaria dos Trabalhadores da Arquidiocese de Mariana. A questão da mineração avança nessa área das cidades de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, a região do Quadrilátero Ferrífero”, ressalta. O objetivo, segundo ele, é discutir a mineração com as comunidade, sindicatos, lideranças religiosas e lideranças sociais de itabirito e região. As inscrições abrirão ainda nessa semana.
A Cartilha “Dimensão Social da Evangelização na Arquidiocese de Mariana”, aprovada na última sexta-feira (16), na reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), também fez parte dos assuntos da reunião. “É um grande ganho que nos lembra os que compõem a dimensão, os organismos que estão em comunhão, como também os movimentos populares e sociais que estão em diálogo com ela”, explica.