Desde segunda-feira (19) até a próxima quinta-feira (22), a paróquia Santíssima Trindade, de Ponte Nova, Região Mariana Leste, promove a Semana de Formação para Leigos. A ideia é investir na formação dos leigos, por ocasião do Ano Nacional do Laicato. Formações e estudos dos documentos 100 e 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fazem parte da programação.
A primeira formação aconteceu na noite dessa segunda-feira, no centro de pastoral da paróquia, e reuniu cerca de 50 leigos. O assessor do encontro foi o vigário episcopal da Região Mariana Leste, cônego Lauro Versiani, que falou sobre o Decreto Apostolicam Actuositatem, que discorre sobre a importância do apostolado dos leigos na vida da Igreja.
Para a coordenadora paroquial de pastoral, Laene Medeiros, a formação foi um grande momento de aprendizado sobre a missão do leigo e seus diversos campos de atuação. “O cônego Lauro destacou que a missão não é somente dentro da comunidade paroquial, mas principalmente na família, na vida profissional, na vida social, no mundo em que vivemos. Os leigos atuam onde os ministros ordenados dificilmente conseguem chegar e, assim, devem evangelizar com a própria vida”, afirma.
A formação dessa terça-feira será assessorada pelo coordenador paroquial da Dimensão Sociopolítica, Jaime Augusto de Jesus, que falará da primeira exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium - sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Os encontros começam às 19h30 e seguem até às 21h30, encerrando com a partilha organizada pelas pastorais da comunidade da matriz.
Na quarta-feira, os paroquianos estudarão o documento 100 da CNBB "Comunidade de Comunidades - uma nova paróquia", com o pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, de Lamim, padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente. Na quinta-feira, será a vez de estudar o documento 105 "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade", com a Marilanes Carvalho, da paróquia São Pedro, de Ponte Nova.
O pároco da paróquia, padre Geraldo Gabriel, ressalta que é sempre importante promover a formação contínua dos leigos, que são protagonistas da ação evangelizadora das comunidades. “A Igreja atinge seu objetivo missionário quando os ministros ordenados e os leigos atuam unidos, como irmãos e irmãs, construindo o Reino de Deus”, enfatiza.
Foto: Michael Willer