Eixo justiça restaurativa do Fórum Social planeja ações para 2018 e 2019

21/02/2018 às 11h07

A equipe permanente do Eixo Justiça Restaurativa do Fórum Social pela Vida esteve reunida nessa terça-feira (20) na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, para planejar as ações estratégicas do Eixo para 2018 e 2019. Este encontro foi um desdobramento da reunião da Comissão Permanente de Articulação do Fórum Social, que aconteceu no mês de novembro 2017 em Ouro Preto.

“Este eixo tem como preocupação resolver os encaminhamentos do Fórum Social, as propostas e a articulação das pastorais sociais na arquidiocese, como a Pastoral Carcerária e a da Sobriedade, e outras iniciativas que tenham como objetivo trabalhar a justiça restaurativa, pensando sempre na restauração do ser humano como um todo”, explica o coordenador do eixo, padre Geraldo Barbosa.

Para o assessor da Pastoral da Sobriedade, padre D’Artagnan de Almeida, as propostas deste eixo está em sintonia com o trabalho da Pastoral. “O eixo da justiça restaurativa tem tudo a ver com o trabalho da Pastoral da Sobriedade e das comunidades terapêuticas, que acreditam que não valem prisões maiores ou simplesmente reprimir a oferta de drogas, mas, sim a restauração de quem está com essa doença”, relata.

A Pastoral Familiar também compõe a equipe permanente do eixo Justiça Restaurativa. Segundo a integrante da pastoral, Sandra Pedrosa, a atual realidade das famílias possibilitou a participação neste eixo. “Estamos vivendo um momento muito crítico, o que exige o envolvimento da Pastoral Familiar no eixo da justiça restaurativa. Precisamos mostrar para famílias que não podemos perder a esperança, que é preciso lutar e restaurar a vida das pessoas”, disse.

O grupo voltará a se reunir entre os dias 15 a 17 de junho com a toda a Comissão do Fórum Social pela Vida.


Voltar

Confira também: