Grupos de Terço dos Homens da Arquidiocese de Mariana participaram da 10ª Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, em Aparecida, São Paulo. Setenta mil pessoas participaram da programação que incluiu missas, procissões, vigília, oração do terço e consagração a Nossa Senhora. Esse ano, o encontro foi à luz do tema "Terço dos Homens, em Comunhão com as Vocações, resgatando Famílias".
Um dos grupos de terço da Arquidiocese que marcou presença na romaria foi o de Itabirito, que possui 1584 membros. Nesse ano, aproximadamente 90 homens foram para o Santuário. “É muito bonito ver tanta gente participando, levando a nossa fé nesse encontro no Santuário de Aparecida. Mostra que o Brasil inteiro está reunido. Setenta mil homens é uma benção de Deus. Fiquei muito alegre”, afirma o coordenador do grupo de Itabirito, José Patrício de Castro Assis.
Em dezembro, o grupo, que se reúne todas as terças-feiras às 20h, completa 10 anos de existência na cidade. Esse ano foi a oitava vez que eles participaram da romaria. Para José Patrício, a cada edição, o grupo sente uma emoção diferente. “No sábado, assim que acabou a palestra, às 13h45 teve o terço, que foi uma coisa maravilhosa. Rezamos os mistérios dolorosos e, a cada mistério, subia uma pessoa para dar um testemunho de milagre ou mudança de vida”, relata.
O Terço dos Homens de Piranga, Região Mariana Centro, também participou do encontro em Aparecida. Um dos coordenadores do grupo “Os homens com o rosário”, que tem 140 membros, Adauto Lourenço Mendes, diz que a romaria sinaliza uma mudança de comportamento. “O movimento dos Terços dos Homens é o que mais cresceu no Brasil, está se espalhando pelo país e agora os homens estão voltando a rezar. Isso ajuda muito na evangelização das famílias”, afirma Adauto, que diz ter encontrado gente do Amazonas, Piauí, Pernambuco e Amapá.
Na homilia da missa campal realizada no sábado, na Tribuna Bento XVI, o arcebispo de juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial do movimento, disse que a cada dia fica sabendo da crianção de um novo Terço dos Homens. " Eu acompanho os Terços dos Homens do Brasil inteiro em nome da CNBB e chega para mim todo dia um recado novo, 'um grupo novo de Terço dos Homens está surgindo', surge espontaneamente, uma paróquia vai ajudando a outra, cada homem vai chamando outro homem e esse movimento vai crescendo de maneira tal que hoje, sem dúvida, é o movimento leigo do brasil que mais reúne pessoas", revela.
Esse foi o terceiro ano consecutivo do grupo de Piranga na romaria. Dessa vez, 22 homens foram para Aparecida, acompanhados das suas esposas. Há cinco anos, o grupo se reúne nas noites das sextas-feiras, às 19h, para a reza do terço.
Foto: Terço dos Homens de Itabirito e Eduardo Gois/A12