Grupos de Terço dos Homens da arquidiocese participam da Romaria a Aparecida

21/02/2018 às 13h31

Grupos de Terço dos Homens da Arquidiocese de Mariana participaram da 10ª Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 16 e 17 de fevereiro, em Aparecida, São Paulo. Setenta mil pessoas participaram da programação que incluiu missas, procissões, vigília, oração do terço e consagração a Nossa Senhora. Esse ano, o encontro foi à luz do tema "Terço dos Homens, em Comunhão com as Vocações, resgatando Famílias".

Um dos grupos de terço da Arquidiocese que marcou presença na romaria foi o de Itabirito, que possui 1584 membros. Nesse ano, aproximadamente 90 homens foram para o Santuário. “É muito bonito ver tanta gente participando, levando a nossa fé nesse encontro no Santuário de Aparecida. Mostra que o Brasil inteiro está reunido. Setenta mil homens é uma benção de Deus. Fiquei muito alegre”, afirma o coordenador do grupo de Itabirito, José Patrício de Castro Assis.

Em dezembro, o grupo, que se reúne todas as terças-feiras às 20h, completa 10 anos de existência na cidade. Esse ano foi a oitava vez que eles participaram da romaria. Para José Patrício, a cada edição, o grupo sente uma emoção diferente. “No sábado, assim que acabou a palestra, às 13h45 teve o terço, que foi uma coisa maravilhosa. Rezamos os mistérios dolorosos e, a cada mistério, subia uma pessoa para dar um testemunho de milagre ou mudança de vida”, relata.

O Terço dos Homens de Piranga, Região Mariana Centro, também participou do encontro em Aparecida. Um dos coordenadores do grupo “Os homens com o rosário”, que tem 140 membros, Adauto Lourenço Mendes, diz que a romaria sinaliza uma mudança de comportamento. “O movimento dos Terços dos Homens é o que mais cresceu no Brasil, está se espalhando pelo país e agora os homens estão voltando a rezar. Isso ajuda muito na evangelização das famílias”, afirma Adauto, que diz ter encontrado gente do Amazonas, Piauí, Pernambuco e Amapá.

Na homilia da missa campal realizada no sábado, na Tribuna Bento XVI, o arcebispo de juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial do movimento, disse que a cada dia fica sabendo da crianção de um novo Terço dos Homens. " Eu acompanho os Terços dos Homens do Brasil inteiro em nome da CNBB e chega para mim todo dia um recado novo, 'um grupo novo de Terço dos Homens está surgindo', surge espontaneamente, uma paróquia vai ajudando a outra, cada homem vai chamando outro homem e esse movimento vai crescendo de maneira tal que hoje, sem dúvida, é o movimento leigo do brasil que mais reúne pessoas", revela. 

Esse foi o terceiro ano consecutivo do grupo de Piranga na romaria. Dessa vez, 22 homens foram para Aparecida, acompanhados das suas esposas. Há cinco anos, o grupo se reúne nas noites das sextas-feiras, às 19h, para a reza do terço.

 

 

Foto: Terço dos Homens de Itabirito e Eduardo Gois/A12


Voltar

Confira também: