Equipe de coordenação da CEBs se reuniu em Desterro de Melo

22/02/2018 às 14h43

A equipe e animação e coordenação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) esteve reunida na paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Desterro de Melo, no sábado (17), para planejar o encontro de Formação da CEBs, agendado para o dia 21 de julho, falar da participação da arquidiocese no Intereclesial e discutir a oficina do Seminário do Laicato.

Segundo o assessor, padre José Afonso, a ideia para este ano é trabalhar o Ano do Laicato, o Intereclesial, a opção pelos pobres. Em sua fala, ele fez referência sobre essa opção pelos pobres a qual também é a preferencia do Papa Francisco e de Jesus Cristo.

Seminário do Laicato

A oficina “Superação da Violência e Cultura da Paz”, que será ministrada pela equipe da CEBs no Seminário Arquidiocesano do Laicato, também foi debatida durante a reunião. José Euzébio expressou a vontade de trabalhar a Campanha da Fraternidade e ficou decidido que ele e o Cecílio fariam esse trabalho.

Durante a oficina será utilizada a metodologia ver – jular – agir. No primeiro momento de ver será trabalhada a temática da campanha, no julgar serão os textos bíblicos e para o o agir o grupo irá propor metas. Todo o trabalho deve ser desenvolvido em três horas de oficina.

O Seminário do Laicato será realizado nos dias 9 a 11 de março em Carandaí e tem como tema “Cristão Leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’ a serviço do Reino de Deus”.

Intereclesial das Cebs

Outro ponto da pauta foi a participação da arquidiocese no 14º Encontro Intereclesial das Cebs, ocorrido em Londrina, Paraná, no mês de janeiro. A arquidiocese foi representada por cinco delegados que são Vitor Viveiros (Região Norte), Luzia Neiva (Região Oeste), Helena Maria (Região Sul), Hélcio Mendes (Região Leste) e José Euzébio (Região Centro). Um relatório sobre o encontro foi lido e aprovado pelos presentes. No documento, os delegados destacaram a acolhida do povo anfitrião, a organização e o preparo do encontro como um todo.

Na reunião, padre José Afonso ressaltou a importância de falar da CEBs nos meios em que o grupo está inserido. “Durante o 14º Encontro de Intereclesial as CEBs sofreram vários ataques de pessoas de dentro da Igreja, que não conhecem o trabalho. A CEBs não é um partido político, não é um sindicalismo, não é um político. Somos todos nós e a Igreja. É preciso que as informações cheguem de maneira correta. Na contra mão desses ataques o Roteiro de reflexão do mês de Janeiro, foi muito feliz em apresentar como verdadeiramente é a CEBs”, disse.

A próxima reunião arquidiocesana da equipe da CEBs será realizada no dia 24 de abril na paróquia de São Sebastião, em Itabirito, na Região Pastoral Mariana Norte.


Voltar

Confira também: