Sete homens escolhidos para o serviço do altar e da caridade foram ordenados diáconos na basílica de São José, em Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul, no último sábado (24). A celebração foi presidida pelo arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelo bispo de Leopoldina, Dom José Eudes, e o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Geovane Luís da Silva. O momento, marcado por demonstrações de fé, também contou com a participação de centena de padres, seminaristas, religiosos, familiares, amigos e muitos fiéis.
Daniel Fernandes Moreira, Daniel Júnior dos Santos, Fabiano Alves de Assis, Fabiano Milione Honório, Harley Carlos de Carvalho Lima, Jackson de Sousa Braga e Rosemar Marcos Condé são os novos diáconos da Igreja particular de Mariana.
Durante a homilia, dom Geraldo explicou o sentido de ser diácono. “Diácono quer dizer servidor. Meus caros, que a dimensão do serviço nunca se apague na vida de vocês. O ministério ordenado não é para nos colocar em um degrau superior, nem é um título. É serviço. E só assim é que a gente se realiza, plenamente, na vocação”, disse. O arcebispo também ressaltou que fortalecidos pelo Espírito Santo, os novos diáconos devem “atuar no serviço da palavra, no serviço do altar e no serviço da caridade”.
Ao final da celebração, o diácono Daniel Júnior dos Santos, agradeceu, em nome dos novos diáconos, o apoio da arquidiocese, de seus familiares e amigos. “Nós sete, estamos conscientes de que nossa ordenação não é ponto de chegada, mas de partida. Trata-se de um longo caminho, dentro da vocação que começou no batismo e se destaca de modo especial, neste ano nacional do laicato”, afirmou.