Estão abertas as inscrições para o Seminário "Mineração para quê e para quem? Por uma economia a serviço da vida", que acontecerá no dia 10 de março, de 8h às 13h, no salão da Paróquia São Sebastião, em Itabirito. O evento acontece em preparação para a 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Arquidiocese de Mariana, que acontecerá no dia 1º de maio, em Congonhas.
A composição da mesa debaterá a legislação sobre a mineração, em tramitação no Congresso Nacional, além dos impactos da mineração e processos de luta e organização. A metodologia e o conteúdo ficarão a cargo do Movimento Evangélico Popular Eclesial (MEPE).
A coordenação do evento convida lideranças e agentes paroquiais da cidade e da região; lideranças dos movimentos populares, sindicalistas e membros dos organismos da sociedade civil para participarem do seminário. Os interessados devem entrar em contato com Júnior ou Rita, no telefone da secretaria da paróquia:(31) 3561-1936.
Construção da Romaria
A participação dos leigos, lideranças, sindicatos e movimentos continua sendo um destaque no processo de construção da 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Arquidiocese. Na noite dessa quinta-feira (1), foi realizada mais uma reunião na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas.
Segundo Fátima Sabará, moradora de Congonhas e participante da equipe de organização, muitos encaminhamentos foram decididos na reunião. “Nossa conversa foi bem proveitosa. Agora é só esperar o 1° de maio para o grande dia da caminhada de conscientização”, disse.
Para o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, a reunião foi extremamente importante. “Estamos há dois meses da romaria, onde iremos perceber vários frutos deste processo, que começou em julho do ano passado. Tivemos uma evolução das equipes, as coisas estão bem encaminhadas. Penso que a próxima reunião será para acertar os últimos detalhes. Eu não tenho dúvida que a 28ª Romaria, aqui em Congonhas, marcará mais uma vez essa feliz iniciativa da arquidiocese, quando ela se mostra presente na luta dos trabalhadores e trabalhadores e na defesa dos seus direitos e de todos aqueles que sonham com um Brasil justo e novo”, ressaltou.
Realizada anualmente no dia 1° de maio, a próxima Romaria acontecerá em Congonhas, com o tema “Mineração para que e para quem?” e lema “Por uma Economia a Serviço da Vida”.