A Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher da Pastoral da Juventude (PJ) foi lançada na arquidiocese na última sexta-feira (2), em Ouro Preto, durante a abertura do 4° Encontro de Mulheres. A iniciativa tem como objetivo discutir sobre os ciclos de violência contra a mulher, envolvendo suas diversas dimensões.
Para a integrante da equipe central da PJ, Edwirges Costa, lançar a campanha nacional no encontro de mulheres é muito importante. “Essa é uma luta das mulheres e estamos aproveitando o espaço, onde estão reunidas as mulheres de nossa arquidiocese, mulheres que atuam em outras pastorais e movimentos e que podem nos ajudar com pistas de ações para essa campanha”, explica.
A campanha foi lançada nacionalmente durante o Encontro Nacional da Pastoral da juventude realizado em Rio Branco, no Acre, no início de janeiro. Segundo Edwirges os próximos passos ainda estão sendo articulados, mas a campanha será debatida com todos os grupos de base da PJ.
“Essa campanha será debatida com todos os grupos de base da Pastoral. Vamos aproveitar a escola de formação da PJ, que está reunindo os coordenadores dos grupos de base, para trabalhar a campanha. Queremos gerar o debate e pensar em ações que possam ajudar na construção desta campanha”, ressalta.
Encontro de Mulheres
Uma missa presidida pelo coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, também fez parte da abertura do 4° Encontro de Mulheres. Realizado no Colégio Arquidiocesano, em Ouro Preto, o encontro reuniu cerca de 250 mulheres para debater sobre “Mulher: sal e luz – agente de transformação”.