A vida em primeiro lugar é tema do 22° Grito dos Excluídos

A edição deste ano será realizada, em Congonhas, no dia 7 de setembro

01/09/2016 às 10h52

Completando a sua 22ª edição de manifestação em todo o país, o Grito dos Excluídos 2016 com o tema “A vida em primeiro lugar” e o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada e mara!” será realizado em Congonhas, Região Pastoral Oeste, no dia 7 de setembro.

“O Grito deste ano nos recorda que a vida tem que estar no primeiro lugar e que este sistema social, político e econômico vigente é insuportável. É um sistema predador que privilegia a especulação e a concentração de riquezas, que gera exclusão social e leva à exaustão os recursos do planeta, pois se baseia na lógica do consumo desenfreado. Entendemos que é preciso avançar na consciência de cidadania e na necessidade de nos mobilizar mais e melhor para garantir recursos para as políticas públicas, principalmente sociais; avançar na conscientização e na tomada de decisões diante desse modelo de desenvolvimento econômico que depreda a natureza; avançar na luta por um Brasil mais justo e igualitário”, ressalta o coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago.

No dia da caminhada, a abertura acontece a partir das 8h, na praça em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Os participantes vão seguir até o Santuário do Bom Jesus, onde será celebrada uma missa, encerrando as atividades do dia.

Padre Marcelo afirma, também, que o Grito conclama à corresponsabilidade político-social com os rumos do país, sobretudo na luta por garantias dos direitos adquiridos pelos trabalhadores e trabalhadoras. “Precisamos levantar nossas vozes, a partir do clamor dos mais pobres e excluídos, por mudanças que melhorem as condições de vida de nosso povo, que coloquem a economia a serviço da vida e não do lucro, dando passos concretos na construção de um modo de vida onde a dignidade humana e o bem do planeta estejam acima dos interesses de uns poucos”, disse.

Preparação para o Fórum Social

A edição deste ano acontece em vista do 6º Fórum Social pela Vida, que será realizado em Conselheiro Lafaiete, nos dias 27 a 30 de outubro.

“Mobilizações como o Grito dos Excluídos, em sua 22ª edição, particularmente neste ano, nos prepara, como Arquidiocese de Mariana, para as celebrações do 6º Fórum Social pela Vida. Os eixos propostos nestes eventos são os mesmos: nosso compromisso com a casa comum, o planeta terra, a partir da apropriação, em favor da vida, da nossa territorialidade, na linha do bem viver; e a luta por transformação das realidades políticas e econômicas, geradoras de opressão e exclusão. Como diz o papa Francisco; ‘os seres humanos e a natureza não devem estar a serviço do dinheiro’”, explica padre Marcelo.

Programação

8h – Concentração na Praça em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas – acolhida, com um café, e animação com cânticos.

8h30 – Apresentação dos objetivos do 22º Grito dos Excluídos celebrado na Arquidiocese de Mariana e Oração de Abertura (Mística).

9h – Início da Caminhada em direção ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. No percurso, teremos falas a partir dos seguintes eixos: 1. Insustentabilidade socioambiental, nosso compromisso com a Casa comum; 2. Insustentabilidade econômica, nosso compromisso na defesa dos direitos básicos e combate a toda forma de violência; 3. Insustentabilidade política, nosso compromisso com a participação política, na defesa do papel social do Estado e pela democratização dos meios de comunicação.

11h – Chegada ao Santuário do Bom Jesus, Palavra conclusiva, de envio missionário, relativa ao “Grito dos Excluídos”.

11h30 – Celebração Eucarística / encerramento.

 


Voltar

Confira também: