Com faixas e cartazes que pediam pelo fim de toda e qualquer forma da violência, mais de mil moradores da cidade de Barbacena saíram às ruas na manhã do último sábado (7), mobilizados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e superação da violência” para participar da “Caminhada da Paz”. A organização do evento foi feita por um grupo de 9 leigos da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em parceria com as outras paróquias da cidade, com a 13ª Região da Polícia Militar e o 9° Batalhão.
Lideranças políticas e religiosas, além de diversos movimentos cristãos percorreram o trajeto que teve início na praça do Rosário, passando pela Rua 15 de Novembro, momento em que foi realizado um grande abraço simbólico na Praça dos Andradas, seguido da reflexão feita pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, padre Danival Milagres Coelho.
Animados pelos grupos do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) das paróquias de Barbacena, os participantes da caminhada prosseguiram pelas ruas Lima Duarte e José Bonifácio, até a chegada ao adro da bicentenária Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, quando todos entoaram o hino da Campanha da Fraternidade e soltaram os seus balões brancos aos céus de Barbacena, em um gesto de paz.
Ao final, o colaborador da Paróquia São Sebastião, padre Antônio Adriano Vale, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, padre Danival Milagres Coelho e o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, padre Vanderli Reis Augusto, abençoaram aos presentes. “Foi muito boa a caminhada. Teve uma grande resposta do pessoal. Foi uma experiência positiva mesmo e até surgiu a ideia de fazermos nos outros anos, em sintonia com todas as paróquias", avalia padre Vandeli.
Colaboração: Mariana Mendonça