Tema da 28° Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras está sendo debatido em Congonhas

17/04/2018 às 16h20

O tema da 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, “Mineração para que e para quem? Por uma economia a serviço da Vida", está sendo trabalhado em Congonhas durante uma experiência missionaria.

A iniciativa, que acontece em preparação para a Romaria, conta com um grupo de mais de 50 missionários e foi iniciada nessa segunda-feira (16) na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O primeiro dia da missão contou com uma formação realizada pelo padre Antônio Claret, sobre o temática da Romaria, visitas e celebrações também fizeram parte da programação.

Segundo pároco, padre Paulo Barbosa, a paróquia foi dividida em seis setores para desenvolver as atividades. “As nossas comunidades foram aglutinadas nesses setores e estão recebendo os grupos de missionário. A dinâmica da missão está sendo com as visitas, celebrações e reuniões motivando a organização da Romaria dos Trabalhadores”, explica.

Padre Paulo ressalta que a expectativa é que a missão ajude a motivar o povo de Congonhas. “Queremos motivar o povo de Congonhas e, também, toda a arquidiocese a se empenhar nessa participação da Romaria. O tema deste ano diz respeito a uma grande parte da Arquidiocese de Mariana. Muitas cidades são exploradas por grandes empresas mineradoras, gerando várias preocupações como barragens, impactos ambientais e sociais, o que tonar atual e urgente o debate deste assunto”, disse.

A missão em preparação para a 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras termina na próxima quarta-feira (18).

Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras

A cidade de Congonhas, na Região Pastoral Mariana Oeste, vai acolher no dia 1º de maio romeiros de toda a arquidiocese para a 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Segundo padre Paulo é importante nesta Romaria focalizar a missão dos cristãos e dos cidadãos, a importância de se viver o dia do trabalhador. “A Romaria congrega as comunidades da arquidiocese. É uma romaria que tem como coordenação a Dimensão Sociopolítica da arquidiocese, mas também apoio de vários movimentos que se entregam a Romaria”, disse

A concentração para a Romaria acontecerá a partir das 8h em frente a igreja a matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a caminhada, que sairá às 10h pelas ruas da cidade, haverá a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na quadra do Colégio Piedade.


Voltar

Confira também: