Jesus amigo das crianças, amigo de todos!

05/09/2016 às 11h32

A amizade é a característica de Jesus, ele é próximo, ama e cuida de todos. Ele tem uma preferência escandalosa pelos menores do Reino, viúvas, órfãos, estrangeiros. O seu modo de agir é um reflexo do modo de agir de Deus. Assim como o Pai, ele ama o próximo, cuida, acolhe, cura; tem um agir que constrange, cativa, emociona, que a todos atrai. É a este Senhor, o Senhor dos senhores, que devemos seguir.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) busca através de sua metodologia evangelizadora tornar Jesus conhecido e amado por todas as crianças. Sua missão é, desde cedo, apresentar-lhes uma proposta de vida, um modelo de vida, que é Jesus. Por isso o objetivo é fazer com que as crianças se tornem amigas de Jesus, discípulas, missionárias.

A IAM é uma obra missionária que desde a sua fundação na França, em 1843, por Dom Carlos de Forbin-Jason, tem o objetivo de evangelizar as crianças na Igreja e no mundo. A ideia é que já na infância as crianças aprendam que são irmãs na fé, mesmo os mais distantes, fazem-se de todas as crianças do mundo, sempre amigos.

Hoje são tantas propostas de vida, valores, que as crianças ficam perdidas. Cabe atenção dos pais, para dizer e ensinar o certo e o errado, tomar consciência de que são imaturas e não sabem fazer escolhas. No meio de tanta informação se perdem, tornando-se reféns de falsos ídolos. A IAM propõe que as crianças através da oração, sacrifício, valores e participação, vejam o mundo com os olhos de Jesus e aprendam fazer amigos para Ele.

A IAM propõe às crianças um programa de vida, programa que visa a evangelização. São dez: Tornar Jesus conhecido e amado; Colocar-se à disposição de todos com alegria; Repartir os nossos bens com os que não têm, mesmo às custas de sacrifícios; Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro; Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos; Manter-se bem informados sobre os acontecimentos que  envolvem as pessoas de todos os continentes;  Reconhecer o que é bom da  vida  e  cultura dos outros povos, respeitando-os, valorizando-os; Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida; Nunca desanimar diante das dificuldades; Tornar Nossa Senhora, Mãe de todos os povos, conhecida e amada. Na vivência deste programa a criança se torna discípula missionária de Jesus e também mais fraterna com os semelhantes.

Cada grupo da IAM é coordenado por uma criança ou adolescente, tendo um assessor adulto que acompanha o grupo. O objetivo é criança evangelizando criança. Para tal, são realizadas formações tanto para as crianças como para os adultos, para que compreendam a missão. É importante ressaltar que a IAM é uma obra missionária que deseja, desde cedo, contar com as crianças. Logo ela não se coloca em oposição à catequese, mas como uma opção a mais em que a criança se engaja na Igreja e atua na evangelização, inclusive colocando em prática o que recebe na catequese. Conhecendo o trabalho, faço votos que em todas as paróquias tenham grupos de IAM, pois ela semeia na pureza dos corações infantis a mensagem do Reino e forma missionários.

Pe. Adelson Laurindo S. Clemente

Assessor Arquidiocesano para a Infância e Adolescência Missionária


Voltar

Confira também: