Missão e debate marcam a preparação da 28° Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Congonhas

19/04/2018 às 10h24

Com o objetivo de divulgar a 28° Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras e debater o tema “Mineração para que e para quem? Por uma economia a serviço da Vida", a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, recebeu missionários de várias cidades entre os dias 16 a 18 de abril.

A experiência missionaria aconteceu em preparação para a Romaria e recebeu uma avaliação positiva dos participantes. “Tivemos bastante envolvimento das comunidade. Como houve uma organização setorial, os lideres das comunidades precisaram realizar intercâmbios para acolher os missionários. A disposição dos missionários que vieram também foi muito boa. Eles viveram esses três dias com muita entrega e disposição”, ressalta o padre anfitrião, padre Paulo Barbosa.

Para Teodoro Ross Madalena, da Comunidade Nova Cidade, foi muito gratificante participar dessa experiência. “Eu tive a oportunidade de acolher dois missionários na minhas casa e foi muito boa a convivência com eles. As visitas as casas também foram muito positivas, nós sempre fomos bem recebidos e tentamos levar a palavra de Deus ao máximo e pessoas de nossa comunidade”, disse.

Cerca de 50 missionários estiveram envolvidos na experiência. Durante os três dias, a programação contou com visitas, formações e celebrações. O encerramento da missão foi realizado nessa quarta-feira (18) no salão paroquial de Nossa Senhora da Conceição.

A Romaria

Com o tema "Mineração para que e para quem? Por uma economia a serviço da Vida", a Arquidiocese de Mariana promove, no dia 1º de maio, a 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Congonhas.

Segundo padre Paulo a Romaria apresenta um debate muito importante sobre a mineração. “A Romaria é uma expressão pastoral, popular e social. É muito importante a nossa participação na edição deste ano. Congonhas foi acolhida para receber a Romaria, porque ela tem praticamente toda a sua área geográfica nos domínios das mineradoras. É importante que o povo observe não só os aspectos econômicos, mas a valorização do meio ambiente neste debate”, disse.

A concentração para a Romaria acontecerá a partir das 8h em frente a igreja a matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a caminhada, que sairá às 10h pelas ruas da cidade, haverá a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na quadra do Colégio Piedade.

 


Voltar

Confira também: