O Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) elegeu sua nova equipe executiva, que resulta em presidência e conselho fiscal, para o triênio 2018/2021, durante a XXV Assembleia Geral Ordinária realizada nos dias 20 a 22 de abril, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Leci Nascimento, da paróquia de Sant’Ana, em Carandaí, Região Pastoral Mariana Sul, foi eleita a nova presidente deste organismo e o jovem da paróquia São Pedro e São Paulo, de Barbacena, Leonardo Henrique de Souza Moura, eleito membro do conselho fiscal.
Para a presidente eleita, Leci Nascimento, assumir a presidência do CNLB – Leste 2 é uma grande responsabilidade. “Contamos com a graça de Deus e o apoio dos irmãos e irmãs de caminhada, começando pelos membros do CLAM. Também me sinto confortada porque a equipe que assume comigo são pessoas comprometidas e de grande responsabilidade. Lembro também que o bispo referencial no Leste II para o Laicato é Dom José Eudes, filho da nossa Arquidiocese, e temos todo um amparo e companheirismo de Sônia de Montes Claros, até então presidente do Conselho. Temos consciência dos grandes desafios desse tempo, por isso queremos que o nosso trabalho seja marcado pelo dialogo, a humildade e o serviço. Que não percamos o foco, que é principalmente conscientizar que ser leigo e leiga é uma vocação e que a cristã leiga e o cristão leigo precisam assumir suas vocações, assumindo as lutas e as causas do povo, principalmente dos mais pobres e marginalizados”, ressalta.
Segundo Leci a primeira atividade da nova equipe é continuar os preparativos para acolher a Assembleia Nacional do Conselho Nacional do Laicato, que neste ano será em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte de 31 de maio a 3 de junho. “E vamos seguir cumprindo os compromissos no Regional já propostos para este ano especial do Laicato. Que a Senhora da Alegria nos acompanhe”, disse.
A Assembleia
Em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, a Assembleia teve como tema "Leigos e Leigas; Sujeitos eclesiais na igreja em saída a serviço do Reino” e contou com a presença de representantes de 21(arq)dioceses, entre elas a arquidiocese de Mariana, que enviou sete delegados.
A assembleia foi iniciada na sexta-feira (20) com uma análise de conjuntura apresentando aos participantes as diversas lutas, anseios e desejos de uma sociedade mais justa e fraterna, em busca da cultura do bem viver. No sábado (21), o tem central foi abordado pelo assessor Robson Ribeiro, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), que culminou com rodas de conversas e plenário.
Os 30 anos de caminhada do Conselho no Regional Leste 2 foram celebrados na noite de sábado. Placas em homenagens as pessoas que doaram seu tempo e vida a serviço do regional foram entregues durante a comemoração. No domingo (22), o grupo avaliou a caminhada e pensou nas ações do regional para o próximo triênio.
Este encontro foi uma oportunidade de animar o Laicato a celebrar os 30 anos de organização e caminhada no Regional Leste 2, além de aprofundar e motivar as celebração do Ano Nacional do Laicato na Igreja do Brasil e principalmente no Regional.
A nova presidência do CNLB Leste 2 ficou constituída por:
Leci Conceição – Arquidiocese de Mariana – Presidente;
Tarcísio Bobbio – Diocese de Colatina – Vice-Presidente;
Adriano Massariol Pacheco – Diocese de Teófilo Otoni – Secretário Geral;
Ana Adriana da Silva – Diocese de Caratinga – Secretário Adjunto;
Luiz Everaldo Bertholo – Diocese de São Mateus – Tesoureiro Geral e
Sônia Gomes de Oliveira – Arquidiocese de São Mateus - Tesoureiro Adjunto
O Conselho Fiscal foi constituído por:
Titulares – Genésio José de Lima (Belo Horizonte); Leonardo Henrique Moura (Mariana) e Carlos de Jesus Silva.
Suplentes – Maria Claret Martins (Montes Claros); Joselita Morcelli de Castro (Colatina) e José Marcos (Teófilo Otoni).