Dois padres da Arquidiocese de Mariana, padre Edmar José da Silva e cônego Nedson Pereira de Assis, estão participando do 17º Encontro Nacional de Presbíteros, que está sendo realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Desde o dia 26 de abril, 501 padres estão reunidos para debater o tema “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28). O encontro termina nesta quarta-feira (2).
Promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e assessorado pelo professor da Faculdade Jesuíta (FAJE), de Belo Horizonte, padre Paulo Sérgio Carrara, o Encontro Nacional de Presbíteros retoma um tema já debatido nos encontros de presbíteros da Arquidiocese de Mariana: a saúde das padres. "O assessor apresentou o fundamento bíblico-teológico do Ministério presbiteral e fez uma breve análise dos sofrimentos psíquicos pelos quais passam os presbíteros, chamando a atenção para a necessidade da pastoral presbiteral como suporte para enfrentar as crises e desafios do Ministério. Enfocou também a necessidade de se cultivar uma vida intensa de oração como caminho para se enfrentar as angústias e desafios de cada dia. Cuidando de si, o presbítero se qualifica ainda melhor para ser pastor do rebanho a ele confiado”, afirma o representante arquidiocesano dos presbíteros, padre Edmar.
Segundo o representante dos presbíteros da região norte, cônego Nedson, os sete dias de debate permitem conhecer as realidades vividas pelos presbíteros de todo o país, além de ser um momento de convivência fraterna. “O texto apresentado pelo padre Paulo é de grande riqueza teológica e muito poderá nos ajudar a aprofundar a discussão sobre o cuidado com a vida do presbítero, ampliando a reflexão já iniciada, sobretudo nos dois últimos encontros dos presbíteros e diáconos da nossa Arquidiocese”, opina.
Também participam do encontro o arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, que preside a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, o núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, o Bispo Referencial da Comissão Regional de Presbíteros, Dom Juarez de Souza, além de outros bispos de cada regional.