Na noite da última segunda-feira (30), onze seminaristas do Seminário São José foram admitidos às Ordens Sacras, são eles: Cleiton Henrique (Paróquia Sant’Ana, em Jequiri), Emanuel Tadeu (Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera), Fabiano Henrique (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga), Fernando Hilário (Paróquia São Manoel, em Rio Pomba), Geovane Macedo (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa), Johny Sales (Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais), Pedro Hugo (Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos), Róbson da Cunha (Paróquia Santa Rita de Cássia, em Viçosa), Tiago Rafael (Paróquia Nossa Senhora de Oliveira, em Senhora de Oliveira), Vitor Campos (Paróquia São João Batista, em Conselheiro Lafaiete) e Wesley Pires (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Senador Firmino). A Celebração Eucarística, presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, contou com a presença de vários padres, bem como familiares e amigos dos seminaristas admitidos.
Em sua homilia, Dom Geraldo recordou a importância do Rito, que não pode ser considerado uma mera formalidade, mas que carrega um profundo sentido, sendo que “a partir deste dia, devereis cultivar mais intensamente a vocação”. Frisou também que o sacerdócio não coloca o ministro acima dos demais, pois Deus convida a todos a uma mesma missão. Dirigindo-se aos que eram admitidos, Dom Geraldo enfatizou que se deve cultivar as virtudes pessoais para que cresçam “no espírito de oração e no zelo de ganhar a todos para Cristo. [...] Com alegria acolhemos a manifestação desse vosso desejo”.
Em seguida, os seminaristas que seriam admitidos se apresentaram, a fim de manifestarem publicamente, perante o Arcebispo, o desejo de querer “respondendo ao chamado de Deus, completar a preparação que os tornará aptos para receber oportunamente o ministério da Igreja pela sagrada Ordem e ainda de querer "preparar o coração de tal maneira que possam servir fielmente ao Cristo, Senhor nosso, e a seu corpo, que é a Igreja”.
Ordens Sacras
Após o Rito de Admissão como candidatos às Ordens Sacras, aqueles que foram admitidos devem continuar a formação que os tornará aptos a receberem as Sagradas Ordens. Desse modo, após completarem sua formação, eles receberão a Ordem do Diaconato e, posteriormente, a Ordem do Presbiterado. Neste processo de preparação, os seminaristas receberão ainda os ministérios de Leitor e de Acólito.
Colaboração e fotos: Seminário São José