Padre da Arquidiocese de Mariana conclui doutorado em Filosofia

21/05/2018 às 14h07

Na tarde da última sexta-feira (18), padre Edvaldo Antônio de Melo, membro do clero da Arquidiocese de Mariana, defendeu sua dissertação de Doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma, com o título "Por uma sensibilidade para além da essência: Levinás interpela Platão". Foi seu orientador de tese, ao longo dos três anos e meio de elaboração do trabalho, o professor Paul Gilbert, SJ.

Participaram da banca o professor padre João J. Vila-Chã (PUG Roma), SJ e padre João Onofre Pinto (PUC Braga). Segundo o mediador da mesa, padre Vila-Chã, a tese foi diligentemente elaborada e otimamente defendida e o candidato considerado idôneo e digno de receber o título de doutor em Filosofia. Acompanharam a defesa, a diretoria do Colégio Pio brasileiro, representada na pessoa de seu Reitor padre Geraldo Maia, diversos amigos e estudantes do Colégio Pio Brasileiro, entre eles padre Leandro José e padre Geraldo Buziani, ambos da Arquidiocese de Mariana.

Segundo padre Geraldo Maia, que é o reitor do Colégio Pio Brasileiro onde reside Pe. Edvaldo e que assistiu a defesa, "tratou-se de uma defesa brilhante que o enche de orgulho como reitor do Colégio". Padre Geraldo Buziani, membro do clero de Mariana que participou desse momento importante, destacou que se tratou de uma apresentação clara do argumento e que padre Edvaldo soube responder a todas as perguntas dos membros da banca examinadora com serenidade e naturalidade.

Perguntado sobre os seus sentimentos nesse momento, padre Edvaldo destacou sua gratidão pela Arquidiocese de Mariana e que se alegra muito pela amizade que experimentou em todo esse processo, pelas orações de todos com as quais contou durante estes anos e concluiu, ainda, ressaltando, como sempre gosta de recordar, "que a missão nos chama".

A Arquidiocese Mariana saúda o novo Doutor em Filosofia, ressaltando a alegria pelo bom resultado, fruto de seus esforços e de sua seriedade no trabalho e na pesquisa. Parabéns!

 

Colaborou: Padre Euder Canuto

 


Voltar

Confira também: