Em entrevista, padre José Carlos fala sobre o seu livro "Psicologia e Desenvolvimento Moral da Pessoa"

24/05/2018 às 16h25

No início de maio, padre José Carlos dos Santos, mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, e membro do corpo docente da Faculdade Dom Luciano Mendes, lançou o livro "Psicologia e Desenvolvimento Moral da Pessoa". A obra apresenta um itinerário sobre o desenvolvimento humano e a capacidade de discernir e julgar a partir da própria consciência. 

Para conhecer o assunto, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação conversou com o autor, que conta detalhes da sua obra e do tema que a constitui.

Leia a entrevista:

 

Dacom: Do que trata o livro Psicologia e Desenvolvimento Moral da Pessoa?

Pe. José Carlos: No livro desenvolvo uma reflexão sobre o tema da moralidade sob a perspectiva da psicologia do desenvolvimento. O livro apresenta alguns princípios gerais sobre o desenvolvimento humano, e em seguida passa a considerar o desenvolvimento moral em estágios, privilegiando dois autores, que são Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. O entendimento central, expresso no livro, é que o autêntico desenvolvimento humano se expressa no desenvolvimento da compreensão e do agir moral. Penso que não há autêntico desenvolvimento humano sem desenvolvimento moral.

 

Dacom: O que levou o senhor a escrever este livro?

Pe. José Carlos: Leciono a disciplina “Psicologia do desenvolvimento Moral” há muitos anos, num curso de pós-graduação para formadores, em São Paulo. É uma disciplina que não consta no currículo dos cursos de psicologia aqui no Brasil, infelizmente, e por isso a bibliografia é escassa. Por isso, julguei que poderia oferecer alguma contribuição, com a produção deste livro.

 

Dacom: Na apresentação, o professor Tim Healy, SJ diz que os estudantes podem encontrar “janelas” que convidam a “ulteriores e mais amplas leituras”. Este era um dos seus propósitos quando decidiu publicá-lo?

Pe. José Carlos: Sim. O livro é despretensioso. Não faço muito mais que apresentar as ideias e alguns dos autores principais, mas muito mais pode ser feito. Assim que o livro ficou pronto tive o desejo de acrescentar outro capítulo, relacionando os estágios do desenvolvimento moral e o cristianismo. Isto só para dizer que há muito o que pode ser feito dentro desta linha de reflexão. Podem ser feitas pesquisas voltadas para a percepção dos níveis e estágios de desenvolvimento moral, em pessoas de diferentes idades, como fundamento para ulteriores capítulos. Enfim, o livro abre espaço para outros trabalhos.

 

Dacom: Qual a importância do tema "Desenvolvimento Moral" para a humanidade de hoje?

Pe. José Carlos: Penso que seja o desafio principal que a cultura atual é chamada a enfrentar. Vivemos uma crise generalizada, que penaliza pessoas em todo o mundo, e é sobretudo uma crise moral. Os autores que estudo entendem que devemos nos empenhar para que o desenvolvimento moral aconteça. E os mesmos autores tentam demonstrar que isto é possível. Para isto, é necessário compreender o mecanismo subjacente ao agir humano, e criar um programa para que as novas gerações não repitam os mesmo erros que são tão evidentes e marcantes na atualidade.

 

Dacom: O senhor diz na introdução que o estudo aprofundado do desenvolvimento moral fornece elementos que auxiliam na compreensão de questões da vida pessoal, eclesial e social. Como isso acontece?

Pe. José Carlos: Como cristão, presbítero e psicólogo, testemunho em minha vida e na vida de tantas pessoas as situações em que há o desejo de fazer o bem, por exemplo, mas o agir se orienta em outra direção. Há outras situações em que o comportamento assusta, pelo nível de desrespeito a princípios morais fundamentais. E o que dizer das situações em que pessoas comprometidas com o evangelho têm atitudes que estão em franca oposição a princípios tão veementemente defendidos pelo cristianismo e pelas Igrejas? Tendo estudado também filosofia e teologia, entendo que não encontraremos respostas satisfatórias para tantas questões, sem a contribuição da psicologia do desenvolvimento moral.

 

Dacom: Quais autores respaldam sua obra?

Pe. José Carlos: Como é um livro que também tem o objetivo de ser utilizado por estudantes, vários autores são citados. Os principais são Jean Piaget e Lawrence Kohlberg, mas outros são mencionados, como Kernberg, Jane Loevinger, Lonergan e Pe. Luigi Rulla. Com excessão de Piaget, os demais são menos conhecidos, sendo esta uma motivação adicional para inseri-los neste livro.

 

Dacom: O livro é uma junção da sua experiência como psicólogo, sacerdote e professor na Faculdade Dom Luciano Mendes?

Pe. José Carlos: Com certeza. Leciono desde meu tempo de estudante de filosofia, e atualmente leciono também em nosso Seminário de Teologia e em dois cursos de pós-graduação. A experiência como professor tem me ajudado muito, e foi fundamental para a compreensão das questões que são desenvolvidas no livro.

 

Dacom:  Em que momento o senhor sentiu que gostaria de conciliar uma formação na área de Psicologia com a sua vocação presbiteral?

Pe. José Carlos: Isto aconteceu naturalmente. Comecei a trabalhar na formação como diácono, em 1992, a convite de Dom Luciano. Depois de alguns anos, Dom Luciano me fez o convite para continuar os estudos em Roma, e foi quando apresentei a ele o desejo de estudar psicologia. Percebi que era uma necessidade concreta. Não havia nenhum presbítero formado em psicologia, e sentia que poderia ampliar o horizonte de exercício do meu ministério. Hoje me sinto feliz pela escolha que fiz, e sou muito agradecido à arquidiocese de Mariana por tudo o que fez por mim. Estou completando 25 anos de sacerdócio, e há 15 anos concluí o mestrado em psicologia.

 

Dacom: O senhor foi o organizador das obras Dizer o Testemunho I e Dom Luciano Mendes de Almeida: Formação e Magistério. Psicologia e Desenvolvimento Moral da Pessoa é o seu primeiro livro publicado. Como autor, qual a sensação de poder levar as suas próprias considerações, além do conhecimento adquirido nas suas formações, para outros estudantes?

Pe. José Carlos: É tudo novo para mim. Sou tímido por natureza, e creio que por isto foram necessários tantos anos para que eu enfrentasse o desafio de escrever um livro. Mas é uma experiência muito gratificante. Penso que devemos ousar. Se nos colocarmos o ideal de fazer um trabalho perfeito, não faremos nenhum trabalho, porque somos limitados, e não dispomos de todos os recursos. Fiz o trabalho que foi possível, contando com o apoio de várias pessoas, e me sinto realizado por isto. Outros colegas e alunos podem seguir o mesmo caminho, o que fará muito bem a todos nós e à Igreja.

 

Os interessados em adquirir o livro Psicologia e Desenvolvimento Moral da Pessoa podem enviar um  e-mail para pejcarlos.bc@gmail.com ou ligar no Centro Arquidiocesano de Pastoral (31)3557-3167. O investimento é de R$20,00.

 

Fotos do lançamento do livro: Seminário São José


Voltar

Confira também: