Instituído o novo santuário de Nossa Senhora das Graças

25/05/2018 às 11h26

Emoção e alegria marcaram a instituição do mais novo santuário da Arquidiocese, dedicado a Nossa Senhora das Graças e situado em Catas Altas da Noruega. Na segunda-feira (21), o recinto do novo santuário e o adro anexo foram tomados por uma multidão de devotos que participaram da celebração eucarística presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelo bispo de Leopoldina, Dom José Eudes, pelo bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso, e por vários padres.

No início da celebração, cônego Luiz Carneiro leu o decreto  de instituição do santuário. Em sua homilia, Dom Geraldo enfatizou a memória litúrgica escolhida para esta celebração, a comemoração de Maria, Mãe da Igreja, explicando o seu sentido teológico e pastoral e, igualmente, ressaltou o sentido dos santuários na vida litúrgica e pastoral da Igreja. 

Ao término da missa, o pároco local, padre Luiz Antônio Reis Costa, agradeceu, em nome da comunidade catasaltense e dos devotos de Nossa Senhora, a concessão do título ao templo como o reconhecimento eclesial da marcante devoção mariana ali existente.

 

A imagem que caiu do céu

Em 1949, padre Luiz Gonzaga Pinheiro chegou à cidade de Catas Altas da Noruega com o desejo de celebrar a festa de Nossa Senhora das Graças junto com a festa de São Gonçalo, padroeiro da paróquia da cidade. A data foi escolhida, 30 de julho, e o padre começou os preparativos para a celebração. Em entrevista ao Jornal Pastoral, edição de setembro de 2016, a ministra da Eucaristia, dona Ilca Oliveira Carvalho, disse que padre Luiz havia especificado as medidas que desejava na imagem e deixado anotado para que o pedido fosse feito.

O pedido acabou não sendo feito e, às vésperas da festa, a cidade estava sem uma imagem para a festa. "Como o padre sabia que seu pedido não ia chegar a tempo, ele preparou o andor com uma imagem pequena que ele tinha. Mas no dia da festa uma grande surpresa: a imagem de Nossa Senhora das Graças caiu do céu" relatou dona Ilca.

Segundo relatos dos moradores, na tarde de 29 de julho de 1949, um avião de carga que fazia o trajeto Rio de Janeiro (RJ) para Belém (PA) entrou em pane. Toda a carga foi jogada para fora. Entre os vários objetos arremessados estavam três imagens sacras. Duas delas se quebraram, menos uma: a de Nossa Senhora das Graças. “A festa estava marcada para o outro dia. Realmente foi um milagre receber a santa do céu”, ressaltou dona Ilca.

Para saber mais sobre a história da imagem de Catas Altas da Noruega, clique aqui e leia a página 12 da edição de setembro de 2016 do Jornal Pastoral.

 

Colaboração: Dacom da Paróquia São Gonçalo

Fotos: Paróquia, Neuza Assis Andrade e reprodução Jornal Pastoral


Voltar

Confira também: