O III Encontro de secretárias(os) paroquiais da Região Mariana Oeste aconteceu na última sexta-feira (18), no Centro Pastoral da Paróquia Bom Pastor, de Conselheiro Lafaiete. Cerca de 20 secretários(as) estiveram presentes. O vigário episcopal da Região Oeste, padre Geraldo de Souza, o diácono Jackson de Souza Braga acompanharam a formação.
Sob a condução dos seminaristas Fábio Machado e Róbson Cunha, as(os) secretárias(os) refletiram sobre a comunicação na perspectiva do Papa Francisco e conheceram as diretrizes para um bom atendimento às pessoas que procuram as secretarias paroquiais. "O Papa Francisco, sem dúvidas, tem sido um grande referencial de comunicação para a nossa Igreja. Com simplicidade e profundidade consegue transmitir a mensagem de Jesus Cristo a todos. O Papa consegue se fazer presente em todas as mídias, adotando uma linguagem não convencional (espontânea), aberta ao outro e do acolhimento", explica o seminarista Róbson Cunha.
Na formação, o seminarista Fábio Machado destacou que o serviço das(os) secretárias(os) é um apostolado e tem como uma de suas funções comunicar de forma envolvente e criativa. Fábio deixou 10 dicas para que a comunicação nas secretarias fossem eficazes e, por fim, fez um estudo de caso de uma paróquia modelo em comunicação.
A secretária da Paróquia do Bom Pastor, de Conselheiro Lafaiete, Maria Cláudia Moutinho Siqueira, afirma que a formação mostrou a importância da comunicação nas secretarias paroquiais. “Foi muito proveitoso quando foi abordado o assunto sobre alguns procedimentos operacionais padrões. Destes, achei muito importante as dicas sobre o planejamento, execução e gestão eficiente da comunicação e também a importância de se fazer um feadback, ou seja, sempre dar um retorno, pois é uma maneira de se fazer a comunicação. Notei também que nós, secretários paroquiais, devemos ter uma comunicação com o nosso pároco, a fim de que falemos a mesma língua”, relata.
Colaboração: Paróquia do Bom Pastor e Seminarista Róbson