Fiéis participam da Solenidade de Corpus Christi em Mariana

01/06/2018 às 10h43

Centenas de fiéis se reuniram na Praça dos Ferroviários, em Mariana, para participar da Solenidade de Corpus Christi nessa quinta-feira (31). A missa foi presidida pelo administrador apostólico da arquidiocese, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelos padres Geraldo Barbosa, Walter Magno, Anderson Nascimento e cônego Nedson Pereira. Após a celebração todos seguiram em procissão pelas ruas da cidade até a Praça da Sé, onde foi a realizada a benção final do Santíssimo.

Na homilia Dom Geraldo ressaltou que mais importante e mais rica é a nova aliança. “Como vimos na segunda leitura, tirada da carta aos Hebreus, a nova aliança não é provisória como a primeira. A nova aliança é definitiva. Nova e eterna aliança. Não é selada com sangue de animais, mas agora selada com o sangue redentor de Cristo Jesus. E cada vez que nós celebramos a ceia do Senhor nós atualizamos esta aliança nova e eterna”, disse.

O administrador apostólico pontuou que quem celebra a Eucaristia tem que estar disposto a seguir o caminho de Jesus. “Entre nós não pode haver divisão, desunião, desentendimento. Não pode haver ódio, rancor, violência. Não podemos dar espaço as críticas negativas e destrutivas. Por isso, não podemos deixar que o ódio, o desejo de vingança venham se aninhar em nossos corações. Nós temos que viver na verdadeira comunhão, na igualdade, na solidariedade, na fraternidade, na partilha, no entendimento, no diálogo, na compreensão, no perdão. Fazei isto em memória de mim quer dizer traduzir na vida o que celebramos na liturgia. Ai sim, a Eucaristia passa a ter sentido e nós estaremos fazendo como Jesus entregando-nos aos outros, dando a vida pelos outros”, disse.

34 anos de vocação episcopal

Nesse 31 de maio, juntamente com Corpus Christi, Dom Geraldo celebrou seus 34 anos de ordenação episcopal. “Eu tomo as palavras do Salmo 15, que cantamos após a primeira leitura, 'que retribuirei ao Senhor por tudo aquilo que Ele me fez. Erguerei o cálice da salvação, evocarei o nome do Senhor’”, sublinhou Dom Geraldo.

Após a benção final, na Praça da Sé, Dom Geraldo agradeceu a todos pela acolhida e carinho nesses 11 anos em Mariana e recebeu uma homenagem de cônego Nedson.

               

Solenidade de Corpus Christi em Mariana


Voltar

Confira também: