Representantes das paróquias, coordenadores dos Conselhos Paroquiais de Pastorais (CPPs), catequistas e padres da Região Pastoral Mariana Norte participaram de uma formação sobre o Ritual de Iniciação Cristã no último sábado (16) na paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana. A formação foi ministrada pelo coordenador da Dimensão Litúrgica, padre Luiz Cláudio Vieira.
Durante a formação, padre Luiz Cláudio mostrou o caminho catecumenal proposto pela Igreja. “Existem quatro elementos, o primeiro é o pré-catecumenato, onde nós temos o anúncio do Kerigma. Este é o tempo da purificação da fé, das intenções, apresentando um caminho de conversão, apresentando Jesus Cristo”, disse padre Luiz Cláudio.
O segundo tempo apresentado na formação foi do catecumenato. “A arquidiocese possui um caderno próprio para orientar essa catequese. Mas, esta é uma catequese litúrgica, onde acontece a celebração da palavra de Deus. Temos um conteúdo mais vivencial. O objetivo não é uma formação acadêmica, mas de ajudar a conhecer a Igreja, conhecer Jesus. Temos um outro objetivo neste tempo que é a vivência da fé, o testemunho da fé. Não basta a pessoa conhecer, ela precisa acreditar e viver. No Latim se diz: “lex orandi, lex credendi e lex vivendi”, ou seja, aquilo que se ora, se celebra. É aquilo que se crê. E por orar e acreditar, você vive. E isto é um pouco do objetivo do catecumenato. Que é a verdade da fé apresentada de forma litúrgica e de forma vivencial mostrando que há uma consequência para a vida da pessoa. Acreditar em Jesus Cristo me leva a praticar, a estender a mão para o outro”, ressalta padre Luiz Cláudio.
O assessor da formação também explicou que a terceira etapa é o período de iluminação e purificação, tempo da quaresma, e que na quarta é a mistagogia. “Agora nós temos a vivência após a recepção dos sacramentos. É a passagem de quando a pessoa estava sendo acompanhada e começa a caminhar sozinha”, disse padre Luiz Cláudio.
O vigário episcopal da Região Norte, padre José Carlos dos Santos, explicou que a proposta desta formação foi deliberada na Assembleia Regional de Pastoral, no final do ano de 2017. “Pensando na região, o conselho achou que a iniciação cristã precisava expandir em nossa região. Então, nós pensamos em duas iniciativas maiores para todas as paróquias. A primeira foi um encontro assessorada pelo padre Paulo Nobre, na perspectiva catequética, de como oferecer uma catequese para a iniciação cristã, e agora essa formação voltada para os sacramentos da iniciação cristã, o ritual”, disse padre José.
Padre José Carlos também ressaltou a importância da formação. “Essa foi uma oportunidade de aprofundar os trabalhos junto com as pessoas que atuam diretamente na iniciação cristã. Esperamos e que as pessoas os participantes possam levar o que refletiram para as suas paróquias, para os conselhos de paroquiais para ver como isso pode ser aplicado, aprimorando os trabalhos que já são feitos”, disse padre José Carlos.