Uma Igreja a serviço: vocação e o ministério episcopal

21/06/2018 às 11h53

Nossa arquidiocese recebeu, no dia 25 de abril, a notícia de que fora nomeado para Mariana um novo arcebispo, Dom Airton José dos Santos. A partir de então, Dom Geraldo Lyrio Rocha se tornou nosso arcebispo emérito. Essa transição faz parte de uma Igreja que é ministerial, sendo o ministério episcopal um dom de Deus para a Igreja. 

O Serviço de Animação Vocacional procura ser uma oportunidade de estimular, rezar e ajudar no discernimento vocacional, e para isso, acompanhar e rezar pelos pastores são atitudes fundamentais para realizar esta missão.

Sabemos que o ministério episcopal é um grande dom de Deus para a Igreja e para o mundo; mas para melhor compreendê-lo, devemos observar suas raízes: os apóstolos. Foi Jesus Cristo, o Filho de Deus, quem escolheu doze homens para conviverem com ele, aprendendo na caminhada o jeito, as palavras e as atitudes do Mestre. Eram homens de diferentes personalidades, formação, profissão, etc, mas cada um foi acolhido em sua singularidade. 

As páginas dos evangelhos e depois as cartas do Novo Testamento nos apresentam uma rica descrição do ministério apostólico. Podemos resumi-lo em algumas etapas que o constituem: chamado, formação, envio e missão. A iniciativa sempre é de Deus, isso persiste na Igreja através da oração e da colaboração colegial para a escolha dos bispos. O período de formação é sempre a partir da convivência com Jesus e da vida em comunidade, sendo a oração a base desse processo. Concluído o período de formação, os apóstolos são enviados para a missão nas comunidades.

Após a primeira geração de apóstolos, ainda no Novo Testamento, outros foram chamados para continuar a missão dos doze. E, desde então, a Igreja continua o que recebeu do Senhor Jesus. 

Os bispos são verdadeiros pastores do povo de Deus. Eles também são homens da comunhão da Igreja que congregam a todos para constituírem o povo santo de Deus. E assim, como nos tempos apostólicos, os bispos são sucedidos para que a missão da Igreja continue. 

A partir dessa reflexão, o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Mariana quer registrar seu agradecimento a Dom Geraldo Lyrio Rocha por tudo o que ele pôde contribuir. Nestes onze anos em que esteve à frente dos trabalhos, houve um crescente investimento no serviço vocacional. Podemos destacar a aprovação do Projeto Arquidiocesano Vocacional, a realização dos encontros e das jornadas vocacionais, uma maior atenção à organização das atividades vocacionais, etc. Portanto, devemos muito ao carisma de Dom Geraldo na questão vocacional, sobretudo, no sentido da ministerialidade da Igreja.

Nossa arquidiocese acolhe um novo pastor, um momento de graça de Deus. O SAV também quer renovar nossa acolhida e carinho a Dom Airton José dos Santos. 

Nosso povo mineiro é de profunda fé e deseja continuar caminhando para que a Igreja seja sempre construtora do Reino de Deus e continue chamando a todos para a missão.

 

Pe. Thiago José Gomes

Assessor do Serviço de Animação Vocacional


Voltar

Confira também: