Dom Airton celebra a sua primeira missa na Catedral

25/06/2018 às 12h19

O arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebrou a sua primeira missa na Catedral Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, na manhã do último domingo (24). A catedral, fechada há dois anos para restaurações em sua estrutura, reabriu especialmente para a posse canônica do arcebispo, no sábado, e para a missa, no domingo.

Acompanhado do bispo auxiliar de Belo Horizonte, filho de Mariana, Dom Geovane Luís da Silva, de padres e diáconos da Arquidiocese de Campinas e da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton presidiu a celebração eucarística da Natividade de São João Batista, que teve início às 10h. Seminaristas e fiéis de várias cidades da arquidiocese estiveram presentes.

Em sua homilia, o arcebispo reforçou a mensagem transmitida pelo Evangelho do dia, de que todos somos instrumentos de Deus. “Devemos deixar que Deus realize em nós tudo aquilo que é necessário para a salvação de todos e para a construção do reino. Zacarias era instrumento de Deus, exercia funções sacerdotais, inclusive. Mas, quando recebe a notícia de que Deus vai lhe dar um filho na idade avançada, ele acha que o anjo está fazendo alguma confusão. Não é assim que acontece conosco? Às vezes nós sentimos que Deus fala alguma coisa e dizemos: ‘bom, isso não deve ser comigo não. Deus deve estar falando para outra pessoa. Quem sabe outro escute isso’”, comentou.

Dom Airton ressaltou a necessidade de contemplar a ação de Deus em nós mesmos, buscando nos inspirar na Festa da Natividade de São João Batista. “Que todos nós possamos nos perguntar também o que Deus tem para nós, o que Deus fala no coração de cada um de nós e qual resposta eu estou dando no dia-a-dia da minha vida, nas minhas atividades, nos meus compromissos. Que respostas estou dando a proposta que Deus me faz?”, indagou.

Ao final da celebração, o arcebispo comentou que vê sua chegada a Mariana como “um grande dom de Deus” e que não há melhor presente para comemorar o seu aniversário natalício, nesta segunda-feira (25).

 

Expectativas x saudades

Muitos fiéis da Arquidiocese de Mariana acompanharam a chegada, posse e a primeira missa de Dom Airton na Catedral. Josmar de Freitas Alvarenga, da Paróquia de Cristo Rei, em Ouro Preto, comenta estar muito feliz com a vinda do arcebispo. “Que Deus o abençoe no pastoreio que ele tem a frente na nossa arquidiocese”, roga.

O seminarista da Comunidade Vocacional, Maycon Douglas, natural da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia, diz ter grandes expectativas com o novo arcebispo. “Ele nos falou que pretende trazer mais seminaristas para a nossa arquidiocese. O fluxo de seminaristas vem aumentando e com a presença dele eu vejo que pode aumentar mais ainda”, revela.

Os fiéis, religiosos e religiosas e padres de Campinas afirmam estar vivendo um misto de gratidão e saudades. A irmã Maria dos Anjos, das Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis), diz ser grata pelos 6 anos de experiência, vivência e partilha com Dom Airton. “Ele foi um bispo que nos auxiliou muito neste tempo, de forma especial no nosso Instituto, foi um tempo muito especial em que pudemos conhecê-lo alegria por tê-lo conhecido como bispo e também na certeza de que sempre estaremos unidos no altar de Deus em oração”.

Padre Geraldo Correâ, marianense que faz parte do clero da Arquidiocese de Campinas, revela ter ficado surpreso com a nomeação do novo arcebispo. “Agora é um misto de saudade e de alegria porque, diferente de todos os padres de Campinas, eu entrego o bispo e recebo o bispo. Eu rezo para que Dom Airton seja muito feliz aqui, certamente com esse povo que ama a Deus, serve a Deus, com esta Igreja tão rica e tão bonita, ele vai ter a oportunidade de realizar muito bem a missão que Deus lhe confiou”, afirma.

 


Voltar

Confira também: