O arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebrou uma missa em ação de graças pelo seu aniversário natalício de 62 anos, na noite desta segunda-feira (25), no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. Após a celebração eucarística, Dom Airton participou do lançamento do selo personalizado alusivo à sua posse canônica.
Inspirado pela data de seu aniversário, em sua homilia, Dom Airton afirmou ser necessário agradecermos a Deus pelo dom da vida. “Existem tantas situações que não permitem que as pessoas vivam, pessoas que escolhem não permitir que os outros nasçam, pessoas que escolhem que irmãos e irmãs não venham participar da vida. Isso, em todas as circunstâncias, desde o ventre materno até a organização da sociedade. Crianças, adolescentes, jovens, idosos, enfermos, são as pessoas mais vulneráveis. Nós precisamos estar atentos para promover nestas pessoas os sinais da vida que Deus quer falar por nós. Estamos unidos para agradecer a Deus o dom da vida”, ressaltou.
Ao final da celebração, em nome da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Sueli Elias, demonstrou a felicidade da arquidiocese com a chegada de Dom Airton. “No sábado, que grande festa! Tanta graça de Deus recebemos e, então, pudemos dizer ‘temos um novo pastor, que quer com todos os anteriores, fazer em nosso meio a vontade de Deus’. [...] Quis a misericórdia divina que pudéssemos, ainda, nos reunir ao redor do altar para render graças a Deus pelo dom da vida do senhor. Por isso, receba os mais sinceros votos de felicidade em nome de toda a nossa Paróquia e, por quê não, de toda a Arquidiocese. Que o senhor possa ser muito feliz. Que Deus o cubra com suas graças e que Maria Santíssima o cubra com o seu manto sagrado a fim de que por muitos e muitos meios possa ser sinal de Deus no meio de nós”, disse.
Selo comemorativo
Depois da missa, os Correios lançaram um selo postal personalizado alusivo à posse canônica de Dom Airton, composto pela imagem do arcebispo e da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, com os escritos “Dom Airton José dos Santos, Posse Canônica do VI Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana”.
“O selo personalizado é uma peça filatélica que possui real valor de porte. Assim, quando usada para postagem de correspondências, divulgará sua imagem em todas as partes do mundo. E, por eternizar a data celebrada, figura também como peça de coleção”, explicou o Chefe de Gabinete da Superintendência Estadual dos Correios, Alexandre Magno.
Dom Airton agradeceu pelo gesto e disse que não imaginava que a posse canônica pudesse gerar “tamanha distinção para a cidade de Mariana”. Antes de encerrar, o arcebispo também dirigiu a sua gratidão a todas as pessoas que "decidiram se envolver nestes dias da posse".
Confira mais fotos: