A cartilha da Dimensão Sociopolítica na Arquidiocese de Mariana já está disponível para aquisição nos Centros Regionais. A versão final do subsídio foi aprovada na primeira reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), em fevereiro deste ano.
Segundo o coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, a proposta nasceu em 2016, em uma reunião do CAP, a partir de Dom Geraldo, e foi confiada à dimensão sociopolítica da Arquidiocese de Mariana. “A coordenação desta dimensão propôs ao CAP, no primeiro semestre de 2017, um “esquema” para a construção do subsídio. Após receber várias sugestões, ele foi aprovado. A seguir, foi escrito um primeiro texto, com a participação de diversos grupos e enviado, primeiramente, aos membros da dimensão sociopolítica para correções e emendas. Um novo texto, com emendas, foi apresentado e avaliado na 25a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2017”, disse.
Padre Marcelo explica que o texto-base recebeu novas emendas e correções. “Os delegados da Assembleia foram exortados a fazerem uma leitura mais atenta e apresentar sugestões, acréscimos e correções ao texto, até ao final do mês de janeiro. Definiu-se também que, em próxima reunião do CAP, o texto seria apresentado para aprovação final. As novas sugestões foram então integradas ao texto e ele foi apresentado ao CAP na reunião do dia 16 de fevereiro. Uma vez aprovado, foi entregue a Dom Geraldo para leitura e correções finais”, ressalta padre Marcelo.
Este subsídio tem o objetivo de apresentar, de forma sistemática, a ação da Igreja particular de Mariana no campo social e de incentivar as comunidades paroquiais, foranias, setores e regionais pastorais a investir na melhor articulação dessa dimensão, a serviço da vida e da esperança.
Padre Marcelo incentiva os sacerdotes, os conselhos paroquiais e as lideranças das pastorais sociais a fazerem a leitura da cartilha e a fortalecerem essa dimensão, sobretudo com o incremento das pastorais sociais, a valorização e o apoio dos organismos arquidiocesanos ligados ao social.
Foram impressos, inicialmente, 1.300 exemplares ao preço de R$5,00 cada exemplar. Os interessados devem entrar em contato com os Centros Regionais para adquirir a sua cartilha.