Adoração

12/07/2018 às 12h27

Cônego Tarcísio Sebastião Moreira

Inicialmente se faz necessário, determinar o significado da palavra "adoração" e, buscar nas Sagradas Escrituras o real conceito desta palavra. Elas estão cheias de versículos que vinculam a ideia de adorar à de prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. “A palavra hebraica Hitawa significa prostrar-se ou curvar-se. Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos; "E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou" (Êx 34.8); "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou" (Sl 95.6); "Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" (2 Cr 7.3); "Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono" (Ap 4.10)”.

A adoração, portanto, envolve mais do que palavras e pensamentos, envolve todo o nosso ser, nossas atitudes. Vai mais além do que “momentos diante do Santíssimo Sacramento”, mas torna sagrado e santo tudo o que envolve o ser humano. Quando priorizo Deus na minha vida, tudo o que sou e faço estará ungido pela presença Divina, pela presença D’Aquele que eu amo e reconheço como Senhor, me fazendo servo e instrumento D’Ele.

A adoração que consiste apenas de palavras é algo abominável a Deus. Em Isaías 29.13, Ele afirma: "Este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim...” Este é o desafio: Sermos verdadeiros adoradores: com palavras e ações...

A expressão usada: “prostrar-se por terra diante do Senhor”, é uma expressão simbólica, para nos indicar a necessidade de priorizar Deus em nossa vida. A adoração não é apenas algo intelectual ou verbal, mas uma atitude de todo o nosso ser para exaltar a Deus como Senhor.

Esta consciência do que seja uma verdadeira adoração, purifica nossos exercícios espirituais e nos educa para uma postura diferenciada diante do Santíssimo Sacramento e diante das pessoas com as quais convivemos; o que adianta estar prostrado diante do Santíssimo e não ter a mesma postura diante dos irmãos? Adorar em espirito e verdade é reconhecer a presença de Deus em todas as suas criaturas; é amar, perdoar, servir, ser solidário. Eu abro o meu coração diante de Jesus Sacramentado para que Ele cresça e eu diminua; para que Ele use de mim, dos meus talentos, dons e carismas para continuar a se revelar ao mundo.

Enfim, adorar é viver na presença do Senhor, amando e servindo; em casa, no trabalho, na capela do Santíssimo, nas missas, nos grupos e movimentos. Minha existência será plena de sentido se mergulhada neste Mistério de Amor.


Voltar

Confira também: