Seja bem-vindo quem chega

20/07/2018 às 16h14

Pe. Geraldo Martins

A Arquidiocese de Mariana acolheu, no último dia 23 de junho, seu 6º arcebispo, dom Airton José dos Santos. O calor humano e a alegria foram marcas distintivas nas atividades realizadas durante a programação estabelecida para a acolhida do novo arcebispo. Chamou a atenção a presença numerosa das pessoas na Praça Gomes Freire, na noite de 21 de junho, dia de sua chegada a Mariana; na sessão solene, realizada no dia seguinte, no Santuário Nossa Senhora do Carmo. O destaque, no entanto, foi a multidão que se concentrou na Praça da Sé para a missa de sua posse, no sábado dia 23. Tudo isso foi uma demonstração do amor e respeito que a Arquidiocese de Mariana tem para com seus pastores.

Em Mariana, dom Airton encontrará uma Igreja que se fortalece cada vez mais na organização e articulação pastoral, sempre em comunhão com a Igreja Universal e com a Igreja no Brasil. A forte e qualificada presença dos cristãos leigos e leigas e a comprometida atuação dos ministros ordenados garantem um dinamismo pouco comum à ação evangelizadora em nossa Igreja particular. Nosso atual Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), inspirado especialmente na Evangelii Gaudium, no Documento de Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), ratifica o compromisso de nossa Arquidiocese de trilhar o caminho de uma Igreja que seja cada vez mais discípula, missionária, ministerial e samaritana, pobre para os pobres.

O legado deixado pelos pastores que fazem parte de nossa história quase tricentenária, sobretudo, os dois últimos – Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Geraldo Lyrio Rocha – nos orgulha e nos compromete a manter, numa linha de continuidade, a direção de uma Igreja que busca responder, de maneira eficiente e eficaz, os desafios postos à evangelização nos tempos atuais. Alegra-nos e nos enche de esperança e confiança poder contar com a presença e a orientação de nosso novo pastor que vem para fazer aqui “a vontade de Deus”, como tem sido em todos os lugares por onde passou.

Ao acolher dom Airton de braços abertos, confiamos seu pastoreio a Nossa Senhora da Assunção e São José, patronos de nossa Arquidiocese, modelo de quem soube sempre “fazer a vontade de Deus”. Seja bem-vindo, dom Airton e seja feliz em nosso meio!


Voltar

Confira também: