Arquidiocese de Mariana participa do VIII Congresso da Pastoral Familiar do Regional Leste 2

23/07/2018 às 11h25

Representantes da Arquidiocese de Mariana participaram do VIII Congresso da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, realizado no último final de semana (20 a 22), na cidade de Patos de Minas. O assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, padre Walter Jorge Pinto, o casal Marcos e Thelma Trindade e mais sete agentes estiveram presentes no evento.

Sob a luz do tema "Família: ambiente propício para a iniciação cristã" e o lema "O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino (Lc2,33)", o congresso reuniu casais, assessores eclesiásticos e agentes da Pastoral Familiar das (arqui)dioceses do Regional Leste 2 em momentos celebrativos, de estudos, reflexão e partilha dos trabalhos realizados pela pastoral. 

"Foi um momento de grande aprendizado, e com direcionamentos importantíssimos para a família. Além da troca de experiências, os documentos da igreja que direcionam os trabalhos pastorais e a visão abrangente que os agentes precisam ter para acompanhar as familias nos diversos modelos que se encontram hoje. Podemos destacar o trabalho de acompanhamento com os jovens casais de namorados que se preparam para o matrimônio,  as mulheres que sofreram aborto e também a perda de entes queridos ( a viuvez)", afirma o casal coordenador da Pastoral Familiar arquidiocesana, Marcos e Thelma.

O bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, conduziu a reflexão “O pai e a mãe ficaram admirados com aquilo que diziam do menino”, abordando sobre qual deve ser a postura de um agente da pastoral familiar e induzindo os participantes a questionarem qual atitude estão tendo frente aos aspectos que envolvem a família. "Ele ainda nos deixou o questionamento: O que a pastoral familiar pode fazer de maneira concreta para transformar a sociedade brasileira? Particularmente nos incomoda, diante de tantas situações diversas na família,  fazermos pouco. O que temos para realizar é muito e se unirmos nossas forças com os diversos movimentos e pastorais, seremos melhores", pondera Marcos e Thelma.

 

Colaborou: Marcos e Thelma Trindade


Voltar

Confira também: