Retiro dos padres, em Mariana, é um convite para a vida de santidade

26/07/2018 às 10h35

Durante os dias 23 a 26 de julho, no Instituto de Teologia do Seminário São José, 51 padres da arquidiocese Mariana, juntamente com o arcebispo, Dom Airton José dos Santos, fizeram o retiro espiritual conduzidos pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Valdir Mamede. O encontro foi marcado por celebrações eucarísticas, meditações, momentos de piedade popular, partilha orante e tempo para oração pessoal. E ainda se destaca os muitos testemunhos concretos dados pelo pregador durante as palestras de meditação.

Desde o primeiro momento, Dom Valdir convidou a todos para busca da vivência da santidade, pois os fiéis têm direito à santidade dos padres. Parafraseando São João Maria Vianey, ele dizia “um bom pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que o bom Deus pode dar a uma paróquia”. E desta forma, motivou os padres para entrar no retiro com ânimo, generosidade e coragem. Sendo assim, fez a proposta para os retirantes subirem as três montanhas evangélicas, em cada um dos dias do retiro: primeiramente, o monte das bem aventuranças, depois a montanha da transfiguração, e por fim o monte calvário.

Segundo o padre Leandro Costa, vigário paroquial de São Sebastião em Ponte Nova, o retiro foi uma forte experiência de comunhão e partilha de vida. “Para mim, o grande apelo deste retiro é que eu me santifique no exercício do meu ministério, configurando a minha vida de pastor ao coração sagrado de Jesus”, disse o padre.


Voltar

Confira também: