Atingidos celebram a festa de São Bento em Bento Rodrigues

30/07/2018 às 10h58

Em meio as ruínas da igreja de São Bento, a comunidade de Bento Rodrigues celebrou a festa de seu padroeiro nesse domingo (29). A missa, presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelo padre Geraldo Barbosa, foi marcada pelo clima de fé, amor e resistência.

Para Simária Quintão celebrar em Bento Rodrigues é uma grande vitória. “Não queremos que este lugar morra. A gente vai ter um Bento Rodrigues lá, mas o Bento Rodrigues não vai nascer do nada, ele já existia e existe. Somos uma comunidade antiga e queremos manter as nossas tradições, as nossas festas aqui. Nunca perdemos este lugar. Aqui é a nossa história de vida, nós nascemos e fomos criados neste lugar. Celebrar a festa de São Bento aqui, com toda a comunidade, é uma grande vitória e São Bento vai nos dar força” ressalta.

No distrito destruído pela lama, a festa de São Bento ocorria todos os anos no último final de semana de julho. No final da celebração, Dom Airton motivou os atingidos a continuarem trabalhando e não desanimarem “Vamos trabalhar para que de fato as coisas aconteçam. Para que não fique uma promessa atrás de outras promessa. O tempo passa rápido e precisamos agir rapidamente. Vamos trabalhar para que Bento Rodrigues comece a aparecer. Ele esta um pouco encoberto por causa da lama, mas isso não vai encobrir a vida desta comunidade. Bento Rodrigues não morreu, não acabou e o que vai surgir não é um novo Bento, mas o mesmo”, disse. O arcebispo acrescentou para eles não desanimarem. “Não se deixem desanimar. As vezes a gente fica querendo desanimar, na hora que você começar a querer desanimar procure uma pessoa para ajudar a fortalecer você”, completou.

A coordenadora da comunidade, Marinalda Silva Muniz, agradeceu a presença do arcebispo. “Agradecemos a Dom Airton pela prontidão e disponibilidade para vim conhecer Bento Rodrigues. Para nós é uma grande alegria poder receber e celebrar com o senhor a festa do nosso padroeiro. Agradeço também ao padre Geraldo e a todos os padres que nos acompanharam após a tragédia”, disse.

Após a missa, os moradores seguiram em procissão pelas ruas de Bento Rodrigues, acompanhados pela Corporação Musical São Sebastião de Passagem de Mariana. Uma benção do Santíssimo Sacramento e o descendimento da bandeira de São Bento também fizeram parte dos festejos.

       


Voltar

Confira também: