A cidade de Piumhi, da Diocese de Luz, acolheu o 2° Encontro das Juventudes das CEBs do Estado de Minas Gerais, nos dias 27 a 29 de julho. O encontro reuniu 94 participantes de 19 Dioceses, entre elas a arquidiocese de Mariana, que foi representada por cinco jovens da Pastoral da Juventude.
O encontro teve como objetivo reunir adolescentes e jovens de 16 a 29 anos que atuem nas comunidades em grupos de jovens ou em outras pastorais para conhecer e fortalecer a identidade dos seguimentos juvenis que estão presentes no Estado e o modelo de Igreja em saída, além de estimular momentos de partilha e troca de experiências.
Para o jovem Otávio Gomes, da Região Pastoral Mariana Mariana Leste, o encontro foi um espaço para muitas reflexões. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre as CEBs e o chão onde vivenciamos nossas realidades na comunidade e lutamos por nossos direito e não perdendo a principal foco que são jovens evangelizando jovens”, disse.
Segundo Leonardo Henrique, da Região Pastoral Mariana Sul, representar a arquidiocese de Mariana no encontro foi muito gratificante. “Foi uma experiência maravilhosa sair e levar o nome da arquidiocese de Mariana para este encontro. Principalmente pela oportunidade de mostrar a nossa identidade nesses 30 anos de caminhada da PJ. Todos os participantes do encontro ficavam felizes em saber que a PJ da arquidiocese de Mariana completa 30 anos neste ano”, ressaltou.
“CEBs: Um Jeito Jovem de ser Igreja em Saída”
O encontro teve como tema “CEBs: Um Jeito Jovem de ser Igreja em Saída”. O padre Wander Torres, ex-assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana, foi o responsável por trabalhar a temática. Em sua fala, padre Wander partilhou sobre as diversas formas de ser juventude no Reino de Deus e sua opção fundamental.
Dentro da programação os participantes assistiram o filme Anel de Tucum e debateram sobre a Missão Jovem, com as seguintes questões: para onde caminhamos? Como caminhamos? O que queremos? Com a participação do educador, Cassius Lopes.