Retiro de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola é realizado em Barbacena

31/07/2018 às 14h15

Um grupo de 25 leigos da Forania de Barbacena e de outras cidades da Arquidiocese, juntamente com o padre D'Artagnan de Almeida e padre Afrânio de Almeida, realizaram o Retiro de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, entre os dias 21 a 29 de julho, na Sociedade São Miguel Arcanjo, em Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul,

Durante os oito dias, os participantes vivenciaram momentos de oração e silêncio. Segundo Ana Beatriz Novais participar deste retiro foi um divisor de águas em sua vida. “Minha experiência com os Exercícios Espirituais de santo Inácio era somente por meio de livros e internet, além de um programa da TV Canção Nova. Viver esses dias de retiro foi entrar na intimidade do Senhor e permitir que Ele entrasse na minha vida”, disse.

Santo Inácio viveu na Europa (Espanha, França e Itália), no período da Idade Média. Depois de uma vida configurada às vaidades do mundo, o jovem Inácio, acometido por uma enfermidade, e à luz da leitura do livro "A Vida de Cristo" e outros, enquanto se recuperava, fez uma profunda experiência de Deus que reconfigurou o todo de sua vida. Tornou-se, depois deste "encontro pessoal com Jesus" e de um longo caminho de desconstrução de si mesmo, o "Peregrino", que não visava mais a glória de si mesmo e do mundo, mas, única e somente a glória de Deus. A pedido de seus "companheiros" e membros da Ordem Religiosa que fundou, a "Societas Iesu" - "Companhia de Jesus" (Jesuítas), partilhou com a Igreja seu caminho de conversão. Tal caminho resultou nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Padre Afrânio explica que os Exercícios Espirituais tratam-se de um valioso instrumento de Evangelização. “Auxiliam-nos na experiência de encontro pessoal com Deus, conosco mesmos, com o próximo e com a Obra da Criação. O resultado deste encontro, é uma reconfiguração da vida, vista a partir de então, sob a ótica do Plano de Deus para cada um, que cria o ser humano por amor, para louvar, reverenciar e servir a Ele, numa relação livre e ordenada com toda a Criação e, mediante isso, vivenciar a Salvação”, explica.

Os Exercícios Espirituais oferecem uma oportunidade de "ordenar os afetos" desordenados pela correria do dia a dia. “Eles nos possibilitam viver relações mais saudáveis. Ajudam a nos relacionar com tudo e com todos tanto quanto, ou seja, na medida certa, para que essa relação nos ajude a escolher sempre o que mais contribui para alcançarmos o fim último de nossa existência, a Salvação”, acrescenta padre Afrânio.

Para a participante, Maria do Carmo, de 81 anos, o retiro foi uma benção. “Este foi meu segundo retiro Inaciano. Me senti como se estivesse no monte mesmo. Tudo na Fazenda São Miguel nos mostrava o dedo de Deus. O retiro foi uma bênção para todos nós. Os padres Afrânio e D'Artagnan realizaram os últimos desejos de nosso amado e saudoso Servo de Deus Dom Luciano”, disse.

Com colaboração de padre Afrânio


Voltar

Confira também: