Peregrinações regionais do laicato são iniciadas na arquidiocese

07/08/2018 às 10h18

As peregrinações regionais do laicato foram iniciadas na arquidiocese neste final de semana. A iniciativa, inspirada no Ano Nacional do Laicato, ocorrerá durante os meses de agosto e setembro deste ano.

Com o objetivo de proporcionar aos leigos uma atividade de fé, as peregrinações acontecerão em regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana e terão como destino as cidades de Congonhas, Piranga e Mercês.

A Região Pastoral Mariana Leste abriu as peregrinações no último sábado (4). Cerca de 500 pessoas, entre elas padres, seminaristas, leigos e leigas de várias paróquias, saíram em direção a cidade de Piranga.

Segundo a representante dos leigos na região, Sônia Barbosa, o Ano do Laicato é a grande motivação para essas iniciativas. “Este ano nos leva a refletir sobre a nossa identidade, missão, vocação e o apelo de ser uma Igreja em saída, sal da terra e luz do mundo. Ano em que a nossa arquidiocese, à luz dos documentos da Igreja da América Latina e do magistério do Papa Francisco, nos convida a voltar o olhar para os pobres, os preferidos de Deus”, disse.

Os romeiros da Região Leste participaram de uma missa na matriz Nossa Senhora da Conceição em Piranga. A celebração foi presidida pelo vigário episcopal. Cônego Lauro Versiani, e contou com a presença de 14 padres, dois diáconos e alguns seminaristas. “Foi um momento muito especial para nós, leigos. Cônego Lauro falou sobre o momento que estamos, os apelos do Ano do Laicato para que alimentados por Jesus, o pão do Céu, não tenhamos medo de assumir a nossa missão na Igreja e no mundo e da necessidade do trabalho conjunto do clero e do laicato”, acrescentou Sônia.

Após a celebração, alguns padres e leigos foram ao Santuário do Bom Jesus, motivados pelo desejo de conhecer a igreja e a história deste um povoado. “Este santuário é um dos poucos que preserva ate hoje as romarias, casas simples ao redor da igreja onde romeiros permanecem durante o período do jubileu. Precisamos resgatar e purificar as devoções populares, pois são momentos de encontro com Deus”, finaliza Sônia.

 

Região Centro

No domingo (5), a Região Pastoral Mariana Centro realizou a sua peregrinação ao Santuário do Bom Jesus em Bacalhau. Uma missa presidida pelo vigário episcopal da região, padre José Geraldo de Oliveira, fez parte da programação, que contou com a presença de representantes de quatro paróquias da região.

Confira as datas e destinos das próximas peregrinações:


Voltar

Confira também: