Representantes da arquidiocese e lideranças locais participaram do 2° Seminário CRER

08/08/2018 às 13h12

Representantes da arquidiocese e lideranças das cidades de Mariana, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rio de Minas e Ouro Branco participaram do 2º Seminário de Sensibilização e Promoção do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) na Arquidiocese de Mariana na terça-feira (7) no Centro Arquidiocesano de Pastoral, Mariana.

Realizado nas outras arquidioceses e dioceses que integram  o caminho religioso, o encontro teve o objetivo sensibilizar e mobilizar as instituições religiosas e civis para participação efetiva na promoção e desenvolvimento do CRER, nas paróquias e localidades da Arquidiocese.

Segundo o representante do CRER, Josimar da Silva, esta é a maior rota de turismo religioso do Brasil e a proposta é integrar as ações da Igreja, das prefeituras e organizações que estão neste caminho. “Podemos perceber a ressonância do religioso e cultural por todo o trajeto. Precisamos mobilizar as comunidades locais a participar e valorizar os peregrinos. As comunidades devem se organizar e também fazer as suas romarias”, disse.

Para o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, há um crescente interesse em consolidar esta romaria como um espaço cultural, religiosos e de manifestação da fé. “A presença dos que participaram da reunião mostra que a experiência está dando certo. Precisamos fazer com que as paróquias dos municípios que estão na rota entendam a proposta do CRER, abracem esta proposta e ajudem a aperfeiçoá-la. Pois, este projeto reforça a religiosidade popular e, ao mesmo tempo, está em sintonia com a preservação cultural e ecológica”, ressalta.

Romaria CRER Padroeiras 2018

A Romaria CRER Padroeiras 2018 celebra “Nossa Senhora da Piedade, do porto de Guaypacaré à Caeté”, refazendo o caminho histórico da chegada de sua devoção no Brasil, vinda de Portugal, passando pelo porto de Guaipacaré (atual Lorena -SP), em 1698, Borba de Campolide (atual Barbacena - MG), em 1711, até chegar em Caeté - MG e se instalar na Penha (atual Serra da Piedade), pelas mãos de Antônio da Silva Barcarena, em 1767.

A Romaria CRER Padroeiras 2018 partirá do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de agosto, com celebração especial na matriz de Lorena, onde receberá a Imagem Peregrina CRER de Nossa Senhora da Piedade que percorrerá, juntamente com os peregrinos, nas quatro modalidades (a pé, a cavalo, de bicicleta e em veículo 4x4), todo o caminho até o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), no dia 15 de setembro, onde será acolhida e abençoada na celebração da 9h na Igreja das Romarias.

                                                                


Voltar

Confira também: