Matrimônio, uma proposta de Deus

11/08/2018 às 10h00

A cada domingo de agosto a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. No segundo domingo do mês a Igreja vai refletir sobre a vocação matrimonial. Para aprofundar sobre o tema, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM) conversou com o casal coordenador da Pastoral Familiar na arquidiocese de Mariana, Thelma Trindade e Marcos Trindade.

Leia a entrevista na íntegra:

DACOM: A Sagrada Família tem sido um modelo para vocês?

Thelma e Marcos: Com certeza. Ao olhar a Sagrada Família observamos a obediência, dedicação, fidelidade na fé e no propósito de Deus. Contemplar a Sagrada Família é ter força para vencer os desafios, ter coragem para que sejamos famílias que façam diferença neste mundo. Que possamos seguir este exemplo de família sempre e assim as nossas vontades ficarão de lado e Deus vai agir e abençoar cada vez mais nossas famílias.

DACOM: Como a pessoa sabe que possui a vocação ao matrimônio?

Thelma e Marcos: Vocação é um chamado forte de Deus em nossas vidas. Ele se dirige a cada um de nós em um determinado momento que conhecemos alguém e nos abrimos a fidelidade e entrega para discernimos juntos com as bênçãos de Deus a missão ao matrimônio. O matrimônio é uma proposta de Deus, não é um destino cego, mas sim uma resposta ao amor pessoal de Deus a este sacramento. Quando nos casamos dizemos: “Nós nos amamos e nos entregamos por amor, para que nosso amor seja transformado em um sinal do amor de Cristo pela igreja”. Que possamos viver para fazer o outro feliz, nessa certeza assim também nós seremos felizes, e ambos viver para Deus e a felicidade será completa.

DACOM: Quais as lutas que um casal enfrenta em nossa sociedade para construir uma família de acordo com a vontade de Deus?

Thelma e Marcos: Com a correria do dia a dia, jornadas intensas de trabalho, muitas vezes os casais não se dão conta do que acontece nos relacionamentos. O desemprego, a falta de dinheiro traz crises intensas. Os acontecimentos externos, a mídia, podem gerar grandes conflitos nas famílias, principalmente com os filhos. É necessário o diálogo e a oração para ajustar os desentendimentos e desinteresses para uma vida matrimonial equilibrada. Sem espiritualidade conjugal, não se consegue ser um casal cristão e seguir o compromisso firmado de acordo com a vontade de Deus.

DACOM: A Semana da Família 2018 tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, quais as reflexões desta temática?

Thelma e Marcos: A exortação Amoris Laetitia do Papa Francisco, continua sendo a maior inspiração do subsídio Hora da Família 2018, que destina a iluminar os trabalhos da Semana Nacional da Família, nos fazendo refletir sobre temas essenciais ao relacionamento familiar, são eles:

A edição deste ano, olha com especial carinho para o IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa em Dublim. Onde estaremos atentos às notícias e na certeza que Deus nos ajudará a colher os frutos, sabendo de nosso empenho como famílias que trabalham em seu reino. A Pastoral Familiar nos encoraja a participar, dialogar, acreditar, se doar, testemunhar e se fortalecer por meio do Evangelho, que é fonte de alegria quando vivenciado com amor no convívio familiar. E juntos com o Ano do Laicato seremos uma família que é “sal” da terra e “luz” do mundo. Por isso, devemos celebrar com ânimo a Semana Nacional da Família e durante todo o ano nos empenhemos na missão da promoção e valorização da família.

DACOM: Deixe uma mensagem para as pessoas que tem interesse em viver a vocação do matrimônio.

Thelma e Marcos: O sacramento do matrimônio é o início de uma nova comunidade familiar. A entrega que deve haver no matrimônio precisa ser completa, sem mentiras, sem interesses e sem brincadeiras. Sacramento é um ato de fé e amor, é testemunhar a beleza da união conjugal. Ao se preparar para o sacramento do matrimônio é necessário se abrir ao conhecimento e também ter uma caminhada de fé e perseverança com a igreja. Buscar um acompanhamento específico nos encontros de namorados, onde possam discernir este passo importante e após esse tempo de troca de experiências, fazer com antecedência a preparação por acolhida de noivos, que ajudará bastante nessa etapa de discernimento e assim poderão assumir se for conforme a vontade de Deus este lindo sacramento de amor.

Leia também a entrevista com o o assessor arquidiocesano do Serviço de Animação Vocacional, padre Thiago José Gomes.


Voltar

Confira também: